Mediotec

O que é o MédioTec?

O MedioTec é uma ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que disponibiliza vagas em Cursos Técnicos para quem ainda está cursando o Ensino Médio, priorizando a oferta desses cursos para alunos matriculados em escolas públicas.

O principal objetivo do MedioTec é viabilizar a inserção do aluno no mercado de trabalho ao final do Ensino Médio, de modo a ampliar as chances de o aluno conseguir um emprego quando concluir a educação básica. As vagas ofertadas levam em consideração o mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte está ofertando 200 vagas distribuídas entre os campi de Canguaretama, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e São Gonçalo do Amarante.

O curso técnico do IFRN – EAD

O Curso Técnico concomitante em Informática para Internet, na modalidade a distância, tem como objetivo geral capacitar profissionais no desenvolvimento de programas de computador para Internet e a desempenhar atividades voltadas para design de websites, análise e desenvolvimento de sistemas para Internet, projeto de banco de dados, instalação e configuração de servidores de Internet.

Vagas

50 para Canguaretama
50 para Ceará Mirim
50 para São Paulo do Potengi
50 para São Gonçalo do Amarante

 

Quem pode participar?

Alunos de 15 a 19 anos da Rede Pública Estadual regularmente matriculados no Ensino Médio ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Como se inscrever?

As inscrições serão efetuadas até o dia 18 de junho e deverão ser feitas, exclusivamente, por meio do Sigeduc, Portal do Estudante Programas (menu) > Pronatec/Mediotec (submenu) > Inscrever Estudante em Oferta de Curso do PRONATEC//MEDIOTEC.

É imprescindível responder corretamente a todos os campos, pois a comprovação dos dados é de inteira responsabilidade do aluno.

Seleção

Neste processo de seleção serão reservadas 10% das vagas para jovens com deficiências ou em situação de vulnerabilidade e risco social, 65% das vagas para alunos pertencentes a famílias beneficiárias do programa Bolsa Família matriculados no Ensino Médio. Os outros 25% das vagas serão preenchidas baseadas na média aritmética dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática da série anterior. Todos os candidatos devem ter idade entre 15 e 19 anos.

O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de junho. A matrícula será confirmada pelo aluno no período de 10 a 17 de julho mediante apresentação da documentação do aluno selecionado no polo presencial no qual concorreu à vaga. No IFRN, as aulas começarão em agosto.