Mesas redondas e comunicações orais marcam segundo dia do III SEMEAD

Nesta quinta-feira (11), durante o segundo dia do III Seminário Internacional de Educação a Distância, profissionais de todo o Brasil puderam acompanhar duas mesas redondas e as apresentações de comunicação oral. Pela manhã, a professora Ana Sarmento (IFRN) coordenou a primeira mesa redonda do dia, que discutiu o cenário político atual da educação à distância. Os participantes foram a professora Ilka Marques (UEMA), que é presidente do Fórum da Universidade Aberta do Brasil; o professor Ivan Max (EAJ-UFRN), presidente do Fórum Nacional de Coordenadores E-TEC; e a professora Vanessa Battestin (IFES), coordenadora do GT de Institucionalização no CONIF.

Ainda pela manhã, aconteceu a primeira sessão de apresentações de comunicações. Foram três sessões simultâneas nos laboratórios do Campus EaD.

No total, foram submetidos 61 artigos e 23 minicursos, sendo aprovados 39 artigos e 6 propostas de minicursos. O evento traz três palestras, duas mesas redondas, seis minicursos e dezesseis sessões de comunicações orais, divididas nas linhas estabelecidas para o seminário. “É um evento muito importante para todos nós. Um momento de trocar experiências e renovar nossos compromissos com uma educação pública, gratuita e de qualidade”, disse Alexsandro Paulino, diretor-geral do Campus EaD.

O “Seminário Internacional de Educação a Distância (SEMEAD)” é uma realização do Instituto Federal do RN e segue até esta sexta-feira (12). A primeira oferta do Seminário aconteceu em 2012, quando foram discutidos os desafios da institucionalização da educação a distância a partir de três linhas de trabalho: Modelos de Gestão em EaD, os Modelos pedagógicos em EaD, a Legislação e a formação e manutenção da equipe multidisciplinar.

A segunda edição (2014) reuniu cerca de 750 participantes para discutir as “Perspectivas teóricas e experiências práticas em EaD”, trazendo as linhas temáticas: “Institucionalização da EaD”, “Experiências pedagógicas em EaD”, “Desafios da formação em EaD” e “Pesquisa e Extensão em cursos de EaD”.

Para mais informações sobre o SEMEAD, clique aqui.