“Minha missão é fazer com que a informação chegue mais rapidamente para as pessoas”, explica a nova bibliotecária do Campus EaD

Sandra Nery assumiu no inínio de julho a nova gestão. Formada em biblioteconomia, ela não tem medo de trabalhar com a tecnologia e busca mudanças na biblioteca.

Em uma sala repleta de livros, Sandra Nery fala sobre expectativas, planos e caminhos. Ela é a nova bibliotecária do Campus de Educação a Distância do IFRN e assume o posto com a missão de tornar o local mais acessível ao público. No momento da entrevista, Sandra mexe em uma caneta enquanto fala sobre o trabalho novo. “Vim assumir a biblioteca depois que o antigo bibliotecário assumiu uma gestão na Biblioteca do Campus Natal Central, onde eu trabalhava”, explica.

Perguntada sobre o que um bibliotecário faz, Sandra percorre o ambiente com o olhar, toma fôlego e abre um sorriso despretensioso. “Um bibliotecário faz… otimiza os serviços, coloca a informação ao alcance do usuário. O bibliotecário é um gestor”, traz como resposta final.

A nova gestora da biblioteca do campus EaD traz também novas propostas para o local. “Quero aumentar a procura dos alunos pelos livros. Estou com ideias para divulgar. O acervo atende a vários cursos e está muito novo”, explica.

Na era da informação, ver alunos estudando em bibliotecas é artigo de luxo e ainda mais alunos de cursos à distância. “Eu não vejo isso como uma fraqueza, mas sim como uma oportunidade. A função de bibliotecária permanece sim mesmo com o acervo virtual”, explica Sandra, que cursou biblioteconomia quase que por acaso. “Eu queria fazer Direito, estava estudando para isso, mas na reta final, vi que talvez não passasse e prestei vestibular para biblioteconomia e me apaixonei”, relembra. Sandra já trabalha no Instituto Federal há 10 anos, mas essa é a primeira vez que terá um maior contato com a educação a distância. “Eu me sinto realizada com a profissão, eu acho que me encontrei. Tenho muito a contribuir ainda. É um campo muito vasto de atuação”, fala.

“Minha missão é fazer com que a informação chegue de forma mais rápida e objetiva para as pessoas” e completa a frase: “Aqui no Campus EaD terei alguns desafios. Precisarei ser criativa”, comemora a bibliotecária.

Biblioteca

A biblioteca do Campus EaD do IFRN encontra-se aberta para visitação de toda a comunidade. O horário de funcionamento é das 7:00 às 16:00 ininterruptas.

Alunos e servidores de todos os Campus do IFRN já podem realizar o cadastro presencialmente, e posteriormente, o empréstimo que qualquer um dos quase 2 mil materiais já catalogados. Aos servidores que desejam fazer o cadastro, é necessário apresentar qualquer documento de comprovação que é servidor (até o crachá é suficiente). Já para os alunos, será necessário apresentar documento com foto: Identidade, CNH, CT e Carteira de Estudante atual, por exemplo.

A estrutura, que está localizada no 1º andar do prédio do Campus EaD, conta com um espaço central com mesa e cadeiras, uma sala de estudo em grupo com 4 cadeiras e uma TV, uma sala de estudo individual com 5 divisórias, a sala da coordenação, e o balcão, onde os usuários podem realizar empréstimos e guardar seus pertences.