Busca

Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRN é um grupo de trabalho e estudo permanente, vinculado à Pró-reitora de Ensino. No Campus Natal – Zona Leste, ele está vinculado à Diretoria Acadêmica.

O NAPNE é um órgão institucionalizado no IFRN pela Portaria n.º 1533, de 21/05/2012, por intermédio do Programa TECNEP – Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

OBJETIVOS

A prioridade do Núcleo é dar o suporte aos alunos que apresentam alguma especificidade dentro do ambiente acadêmico. São as pessoas com deficiência, com algum transtorno psicológico como depressão, esquizofrenia e precisam de atenção individual para o desenvolvimento dos seus estudos.

.

ATIVIDADES

O NAPNE realiza ações de integração como o Primeiro Encontro de Educação Inclusiva, que ocorreu no mês de setembro, com o intuito de refletir sobre o papel da Instituição na vida e formação das pessoas com necessidades específicas; promove oficinas com estratégias de adaptação de materiais; visitas técnicas ao Instituto dos Cegos; além de assistir os tutores a distância e semipresenciais na adaptação da prática profissional com o aluno deficiente; entre outras ações.

COMO SOLICITAR O AUXÍLIO

Existem três formas para solicitar o auxílio do NAPNE:

  1. Os alunos podem requisitar o apoio na própria Plataforma Moodle, onde existe a Sala do NAPNE. Neste ambiente, eles podem solicitar a produção de materiais acessíveis de acordo com sua necessidade, apoio para leitura, desenvolvimento de softwares e auxilio em outras atividades que tenham dificuldade;

2. Outra possibilidade é o aluno visitar a sala presencial do NAPNE no Campus Natal – Zona Leste (sala 511) e solicitar, juntamente aos integrantes do Núcleo, a melhor forma de atendimento para suas necessidades. Para entrar em contato via telefone, basta ligar para o seguinte número: (84) 3092-8903 / 3092-8928;

3. Por fim, o próprio Núcleo pode entrar em contato com o aluno a partir do momento em que é identificada a matrícula dele e nela constar alguma necessidade específica. O NAPNE entra em contato com a família e com o aluno e, juntamente à equipe pedagógica e aos técnicos da TI, verificam a melhor forma de adaptação para o ensino e aprendizagem.

EQUIPE

A equipe NAPNE-ZL atua com o objetivo de difundir a prática educativa democrática e a inclusão social como diretriz do IFRN.

Os membros da equipe são professores, técnicos, tradutores, alunos, profissionais da educação e representantes da sociedade civil:

  • Coordenadora: Márcia de França da Silva – tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais
  • Coordenador Suplente: Gueidson Pessoa de Lima – docente
  • Secretário: Leandro Viana Silva – docente
  • Secretária Suplente: Edneide da Conceição Bezerra – docente
  • Demais membros da equipe:
    • Glácio Glay de Menezes de Souza – técnico em audiovisual
    • Duciele Dantas Fonseca – assistente social
    • Luciana Maria da Silva Nascimento – discente
    • Maria Adilina Freire Jerônimo de Andrade – pedagoga
    • Maria de Lourdes da Silva – sociedade civil
    • Mariana Queiroz Orrico de Azevedo – sociedade civil

NOTÍCIAS

Compartilhe esta notícia