NOTA DE ESCLARECIMENTO – Computadores solicitados pela DGTI e autorizados pelo reitor do IFRN não seriam utilizados em cursos EaD

Na noite do dia 03 de julho de 2020, por meio do programa “Jornal das Seis”, da emissora de Rádio 96 FM, veiculado também pelo canal do YouTube 96fmnatal,  o jornalista e apresentador Dinarte Assunção declarou ter apurado, extraoficialmente, informações sobre a autorização da compra de 20 MacBooks  pela Reitoria do IFRN; informou ainda que alguém lhe havia justificado em off que “os MacBooks serão utilizados dentro de um projeto de expansão da EaD, ensino a distância, que o IFRN está ampliando, e é um negócio gigantesco, que precisam de um sistema e de computadores que sejam capazes de lidar com a demanda desse sistema”.

Diante dessa informação apurada extraoficialmente pelo jornalista, informo, como Diretor do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, que não há nenhum projeto ou ação que tenha a previsão de aquisição e de uso dos computadores mencionados no programa. Assim, essa justificativa, passada em off, de existir um projeto de expansão da EaD no IFRN que necessita de MacBooks para atender à demanda de um sistema específico, não é de conhecimento do Campus Avançado Natal – Zona Leste. Informamos também que o Campus Natal – Zona Leste não está presente no processo de solicitação da compra desses equipamentos.

O Campus Avançado Natal – Zona Leste, antes denominado Campus de Educação a Distância, é responsável pela oferta de cursos na modalidade EaD no IFRN. Ao todo, o campus atende cerca de 7.800 alunos matriculados em cursos de formação inicial e continuada, técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação lato sensu.

José Roberto Oliveira dos Santos
Diretor do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN