Nota informativa: incidente de instabilidade no Moodle do IFRN

A Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN (DEAD/IFRN-ZL) informa que a estabilidade no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, utilizado em nossa instituição, foi restaurada. Esta situação foi devidamente identificada e monitorada pela DEAD entre os dias 22 e 24 de março.

Segundo relatórios emitidos pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pela infraestrutura em nuvem do Moodle, a instabilidade foi percebida no dia de 22 de março, momento em que foi necessário colocar a plataforma em estado de manutenção para que as correções necessárias pudessem ser implementadas. A RNP identificou erros na migração de dados para uma nuvem pública, bem como a presença de arquivos corrompidos e o que resultou na ausência desses arquivos. A normalidade operacional da plataforma foi restabelecida na madrugada de 24 para 25 de março, sendo que, a RNP prossegue nas investigações sobre as causas dos arquivos corrompidos e o que resultou na ausência desses arquivos, com o objetivo de identificar a causa raiz.

A direção da DEAD reforça que compreende os transtornos causados aos usuários são preocupantes e extremamente graves, por isso, está adotando medidas proativas para garantir a estabilidade futura da plataforma. Para isso, foi solicitado à RNP um relatório detalhado sobre os problemas enfrentados e uma análise técnica que identifique as causas e responsabilidades envolvidas.

Além disso, para esclarecer dúvidas e fornecer suporte contínuo aos usuários que estão enfrentando dificuldades de acesso aos arquivos, é solicitado que abram chamados para avaliação conjunta com a equipe técnica da RNP. A instituição ressalta que nenhum estudante ou professor será prejudicado com prazos e avaliação de atividades estabelecidos para o prazo deste incidente.

A fim de obter esclarecimentos mais aprofundados da situação, principalmente sobre a dimensão da ausência de dados, as estratégias e ações futuras para tratar e prevenir recorrências deste tipo de problema, está agendada uma reunião com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para a tarde do dia 26 de março de 2024.

A Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais agradece a compreensão e colaboração de todos e garante estar sempre trabalhando para que os usuários tenham uma experiência de aprendizagem cada vez mais estável, dinâmica e eficaz.