O futuro da EJA foi tema de debate entre professores e estudiosos no segundo dia do Encontro Nacional dos Trabalhadores EJA-EPT
Os assuntos tinham em comum a importância do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a Rede Federal e alunos em lugares mais remotos.
27 de novembro de 2024
Durante a manhã desta terça-feira (26/11), os participantes do Encontro Nacional dos Trabalhadores EJA-EPT se reuniram em quatro mesas-redondas, divididas em dois turnos diferentes. Os assuntos tinham em comum a importância do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a Rede Federal e alunos em lugares mais remotos.
Na oportunidade, todos os professores discutiram a respeito da ampliação das vagas. O professor Adriano Larentes da Silva esteve no bate-papo com a professora Izanny Brito sobre a “Concepção de integração e currículo integrado na EJA-EPT”.
A docente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e uma das coordenadoras do evento comentou que este debate representa uma forma de criar propostas de como estimular o aumento de vagas para estes estudantes na Rede Federal, evitando assim a evasão escolar dos estudantes.
“Desenvolvemos uma pesquisa sobre a participação da EJA na Rede Federal e vimos a necessidade de analisar os dados e poder ter recomendações para as orientações de atividades curriculares aqui no IFRN (para estimular a permanência no curso)”, disse.
O professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) disse que “a Rede Federal continua muito aquém daquilo que ela deveria fazer em termos de educação de alunos e alunas da EJA-EPT”. Entretanto, a expectativa é poder avançar com as atividades de expansão.
“Se não houver mais vagas dentro da EJA-EPT nas redes federais, haverá o aumento da evasão escolar, o que agrava as desigualdades. Uma das formas de garantir que isso não aconteça é debater em eventos nacionais como este, onde discutimos projetos pedagógicos para a educação de jovens e adultos e formas de garantir a continuidade das atividades”, disse o professor.
À tarde, a pedagoga do Campus Natal-Zona Leste do IFRN, Adilina Freire, atuou como mediadora para mostrar os estudantes que se matricularam em cursos da EJA-EPT nos institutos federais e mostraram casos de sucesso.
“Participar da mesa com os estudantes da EJA foi um momento em que a gente pôde ouvir o depoimento deles e a realidade que eles vivenciaram para entrar no curso e para permanência nele também. Vimos que, apesar de serem de campi tão distantes uns dos outros, as realidades são bem parecidas. Nas falas dos estudantes, foi colocada várias vezes essa questão do acolhimento. Houve depoimentos dos professores afirmando entender as dificuldades deles e estar junto com eles nesse processo para que possam permanecer em seus cursos.”, disse Adilina Freire.
Adilina Freire ficou emocionada ao frisar a questão do companheirismo entre os colegas para superar os obstáculos. “Na mesa da qual participei, tivemos depoimentos de dois alunos que relataram bastante isso. Um deles era uma senhora que estava há bastante tempo sem estudar e que retornou e tem se sentido motivada até a fazer um curso superior. Então, essa mesa foi um momento de muito aprendizado e de estar sempre acreditando que a Educação de Jovens e Adultos possa ser um caminho para acabar com a desigualdade social”, declarou.
Em paralelo às mesas-redondas, também houve um espaço de apresentação de trabalhos e realização de minicursos, no qual estudantes de todo o país debateram sobre os casos de sucesso da EJA-EPT na Rede Federal.
Sobre a abertura do evento
Nesta segunda-feira (25), houve a abertura da oitava edição do Encontro Nacional dos Trabalhadores da EJA-EPT, no bairro da Cidade da Esperança, às 19 horas. O evento teve como tema principal “Expansão da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas”. E vem responder o seguinte questionamento: como estimular a abertura de mais vagas para essa modalidade de ensino?
A cerimônia de abertura contou com a apresentação do documentário “Sempre é tempo de aprender: histórias da EJA-EPT no IFRN”, feito por bolsistas do projeto EJA-EPT do Instituto, em parceria com a equipe do Campus Natal-Zona Leste. Na ocasião, a banda experimental do Campus Jucurutu realizou um show para o público presente
Fechando o primeiro dia, houve a palestra “Expansão da EJA integrada à EPT: disputas no contexto das políticas públicas”, com os professores Ana Lúcia Henrique e Dante Henrique Moura.
O professor Dante Henrique Moura debateu com trabalhadores envolvidos com a EJA-EPT dentro dos Institutos Federais sobre as mudanças ocorridas no Plano Nacional de Educação (PNE), que vai ser renovado para os próximos dez anos.
Durante o segundo dia do evento nacional, as atividades se concentraram nos campi Natal-Central e Natal-Zona Leste, na Avenida Senador Salgado Filho, bairro do Tirol.
Para acompanhar todas as atividades, acesse o site oficial do evento.