Professores do IFRN/ZL destacam a importância de discutir a redução da desigualdade social

O assunto foi tema de redação no Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado em mais de 200 municípios brasileiros.

CNU
Os professores Edneide Bezerra e Albérico Canário, do IFRN, comentam a importância do tema da redação do maior concurso do país já feito (Foto: Arquivo)

Cerca de 1 milhão de brasileiros participaram do Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado no dia 18 de agosto. Foram mais de 6 mil vagas ofertadas em diversos órgãos federais. Além disso, houveram 36 versões diferentes da prova, sendo uma delas destinada aos cargos de nível médio. Para esses candidatos, o tema da redação foi: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”.

Durante a avaliação, os candidatos podiam discutir quais modelos poderiam ser implementados para ampliar o acesso à educação de qualidade para toda a população. Além disso, também era possível sugerir formas de investir em pesquisa científica e no desenvolvimento de tecnologias avançadas para melhorar o processo de aprendizagem.

Campus Zona Leste como exemplo de boas práticas

Mais de 6 mil vagas estão disponíveis no CNU (Foto: Agência Brasil)

O modelo de educação a distância (EaD) desenvolvido pelo Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL), amplamente difundido no estado, é um exemplo de ação para a redução da desigualdade educacional no Brasil. Sendo assim, poderia facilmente ter sido utilizado como argumento na redação da prova do CNU, popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”.

O diretor acadêmico do IFRN/ZL, professor Albérico Canário, celebrou o tema do concurso e destacou o papel da instituição na defesa da igualdade social. “A educação é libertadora e crucial no combate à desigualdade social. O Campus Zona Leste, por meio da EaD, vem desempenhando um papel importante, possibilitando o acesso ampliado às formações, com flexibilidade que permite conciliar estudo e trabalho, além de formação continuada. Pessoas que teriam dificuldades de frequentar as aulas presencialmente podem obter uma formação de qualidade e reflexiva. Essas são ferramentas essenciais na luta contra a desigualdade, visto que promovem o acesso ao conhecimento e criam oportunidades tanto pessoais quanto profissionais.”, destacou.

Ampliação e interiorização da oferta de cursos de nível superior

O campus conta com a parceria da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um programa federal instituído pelo Decreto 5.800/2006 para ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, integrada por universidades públicas.

Para a coordenadora-geral da Universidade Aberta do Brasil no IFRN e presidente do Fórum Nacional da UAB (ForUAB), professora Edneide Bezerra, o tema da redação é uma oportunidade para discutir como a educação pode alcançar e contribuir para a “mudança da sociedade que sonhamos” ter.

Edneide enfatizou como a UAB é um exemplo de inclusão social e como os polos de apoio presencial atuam para garantir que os estudantes tenham acesso a tutores, professores, bibliotecas e laboratórios, além de realizar atividades pedagógicas presenciais. Para ela, o tema da redação do CNU promove uma discussão importante para o avanço de políticas públicas que facilitem o acesso à educação pública.

No IFRN, a UAB assegura que o acesso ao conteúdo dos cursos seja feito por meio de processos seletivos, proporcionando suporte para a matrícula e o acesso aos sistemas e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).