Programas de Fomento

UAB – Universidade Aberta do Brasil

O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso à biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física. Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade.

O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil. Os cursos ofertados pelo Campus Natal – Zona Leste do IFRN em parceria com a UAB são:

Licenciatura em Espanhol

Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido

Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar

Especialização em Literatura e Ensino

Rede e-Tec Brasil

O Sistema Rede e-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil) foi lançado em 2007, visando a oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos são ministrados por instituições públicas. O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos. Aos estados, Distrito Federal e municípios cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos cursos. Os cursos ofertados pelo Campus Natal – Zona Leste do IFRN em parceria com a Rede e-Tec Brasil são:

Técnico de Nível Médio

Subsequente em Segurança do Trabalho

Profuncionário

A Portaria Normativa MEC, nº 25/2007, instituiu o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público Profuncionário. Atualmente com dois mil alunos, aproximadamente, o projeto objetiva, por meio do ensino a distância, oferecer formação técnica de nível médio, aos funcionários das redes públicas de educação básica dos sistemas de ensino, nas habilitações de Gestão Escolar, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos, além de Manutenção da Infraestrutura. O curso ofertado pelo Campus Natal – Zona Leste em parceria com o Profuncionário é:

Técnico de Nível Médio Subsequente em Secretaria Escolar