Reitor do IFRN participa de encontro com o presidente da República, em Brasília

Reunião com reitores das Universidades e Institutos Federais. Foto: Luis Fortes (MEC)

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio de Araújo Filho, participou do encontro dos reitores das Universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, realizado nesta quinta-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Em seu discurso, o presidente da República colocou as Universidades e Instituições Federais de Ensino Superior como uma das prioridades do seu governo: “Eu quero que vocês saibam que a autonomia universitária será garantida. Neste mandato nosso inteiro, vocês vão ter o direito de ser responsáveis porque quem é eleito para ser reitor, também é gostoso ser eleito, mas também deve ser gostoso ter responsabilidade com o dinheiro da universidade, com a administração da universidade e com o zelo pela universidade”, disse Lula, que destacou também que “não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Nós estamos começando um novo momento”.

“Nenhum país cresce, se desenvolve e gera justiça social sem investir na Educação, na Ciência e na Tecnologia, isso que garante soberania para um país. E esse governo vai retomar a valorização e o respeito à educação pública”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, que na ocasião, reforçou que o MEC está de portas abertas para o diálogo com as Instituições de Ensino.

“Um momento que nos enche de esperança e de muitos desafios, com o restabelecimento da normalidade institucional, com a valorização dos profissionais da educação e com políticas de assistência estudantil para garantir a permanência dos nossos alunos e alunas e capacidade de investimentos nas nossas instituições de ensino. Viva a escola pública, gratuita, de qualidade e emancipatória”, declarou José Arnóbio, reitor do IFRN.

No encontro, os reitores agradeceram a disponibilidade, o reconhecimento e o acolhimento do Governo Federal e destacaram a importância de se voltar a garantir os meios orçamentários e o respeito à autonomia das instituições para que possam desenvolver e ampliar suas funções essenciais de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Texto: Portal IFRN.