Repositório institucional do IFRN é cadastrado na plataforma OasisBR

Imagem: ASCOM IFRN

O Repositório Institucional do IFRN, o Memoria, foi cadastrado no OasisBR, na plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que reúne a produção científica e os dados de pesquisa em acesso aberto, publicados em revistas científicas, repositórios digitais de publicações científicas, repositórios digitais de dados de pesquisa e bibliotecas digitais de teses e dissertações. A inclusão se deu através da solicitação da Coordenação da Editora IFRN via ofício.

“Esse acesso é importante para a instituição, na medida em que amplia a visibilidade de nossa produção científica, conforme objetivo estratégico previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026 do IFRN”, destaca o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino Neto. “Ao mesmo tempo, essa ação coloca o nosso repositório em uma rede de abrangência e destaque nacional, reafirmando o papel do IFRN como uma instituição reconhecida em diferentes níveis de ensino”, acrescenta o professor Avelino.

A Coordenadora de Pós-graduação stricto sensu do IFRN, Francinaide Nascimento, também destaca um aspecto importante dessa adesão: “O cadastro no OasisBR também permite a coleta de teses e dissertações para a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, sendo um marco para a divulgação dos conhecimentos produzidos em nossos cursos de mestrado e doutorado. O IFRN tem quase 10 anos de dissertações e teses defendidas que comporão o repositório, dando visibilidade às pesquisas de qualidade que construímos”.

“Como o Memoria possui uma quantidade considerável de publicações, a coleta de itens para o OasisBR ainda está em andamento. Quando algumas questões de cadastro de metadados e de TI forem resolvidas, a expectativa é que todos os itens sejam coletados”, assevera Rodrigo Pessoa, Coordenador da Editora IFRN.

O OasisBR pode ser visitado através do link, tendo todos os seus itens disponíveis de forma gratuita a todos os pesquisadores e pesquisadoras do IFRN.

Texto: Portal IFRN