“Representar o IFRN é grande”: servidor do Campus Avançado Natal – Zona Leste é aprovado em doutorado em Portugal

Jean Dias fará estudo etnográfico da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Foto: Witor Silva.

Jean Carlos Dias Ferreira, tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), recebeu uma notícia emocionante na última semana. Ele foi aprovado para cursar Doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra (UC), realizando um sonho que alimentava há anos.

Jean, com olhos brilhando de emoção, compartilhou sua alegria: “A emoção é surreal porque eu já tinha esse objetivo há muito tempo. Fiz o mestrado agora, defendi em 2020 e esperei um pouco para descansar, porque a gente tem uma carga de estudos muito alta, então eu dei um tempinho para descansar corretamente, mas nunca perdi o foco de fazer meu doutorado. Vai ser meu último alvo na vida, objetivo na vida chegar ao doutorado porque realmente é um sonho que tenho desde criança de atingir o máximo que eu puder de estudos. A emoção de representar o IFRN é grande porque como técnico sei que as oportunidades são mínimas, são poucas e como surgiu essa oportunidade agora eu abracei com toda a garra. E deu certo a minha aprovação. Então, a emoção realmente é grande e a motivação tá em alta, tá cada dia mais em alta. Eu quero que realmente conclua com sucesso tudo isso.”

Jean é uma figura amplamente respeitada e admirada no IFRN Natal – Zona Leste, onde desempenha um papel vital como intérprete de Libras. Seu trabalho abrange desde as salas de aula até eventos e atividades diversas, onde sua habilidade em traduzir não apenas palavras, mas também as nuances emocionais e culturais da língua de sinais tem sido fundamental para promover a inclusão e o aprendizado no campus.

A notícia de sua aprovação é um testemunho de como a dedicação à inclusão e ao aprendizado pode abrir portas para um futuro brilhante, e sua jornada no doutorado em Portugal promete continuar a inspirar muitos a seguirem seus passos.

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, a comunidade surda e todos que conhecem Jean celebram essa emocionante conquista e esperam ansiosamente o impacto positivo que ele continuará a ter na educação inclusiva e na promoção da acessibilidade para todos.

Ações de internacionalização do IFRN/ZL impulsionam a cooperação técnica, científica e cultural

A Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do Campus Natal – Zona Leste do IFRN atua como agente de articulação e assessoramento à Pró-Reitoria de Extensão  (Proex) com vistas à elaboração de acordos internacionais de cooperação técnica, científica e cultural. A recente aprovação de Jean Dias em um programa de doutorado em Portugal é um exemplo tangível do compromisso do IFRN com a internacionalização.

Ações de internacionalização do IFRN objetivam promover a troca de conhecimento e fortalecer laços com outras instituições de ensino. Foto: Witor Silva.

Wagner de Oliveira, assessor de Relações Internacionais do IFRN/ZL, destaca que a conquista de Jean evidencia o firme compromisso da instituição em alavancar a excelência acadêmica e profissional. A Universidade de Coimbra, com sua distinta tradição em pesquisa e ensino, proporcionará a Jean uma formação de calibre internacional, enriquecendo e potencializando a expertise da equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Wagner salienta: “esta notável conquista amplia a internacionalização do IFRN, consolidando vínculos acadêmicos e abrindo portas para colaborações e parcerias internacionais. Representa, assim, um movimento estratégico alinhado à visão do IFRN de integrar-se proativamente com entidades, culturas e mercados ao redor do mundo, visando cultivar a diversidade e capacitar profissionais para uma atuação eficaz e sensível em um contexto globalizado.”

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, através de suas ações de internacionalização, visa ampliar sua rede de colaborações, promover a troca de conhecimentos e fortalecer laços com instituições de renome em todo o planeta, contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais preparados para atuar em um contexto global e multicultural.