SEMANA PEDAGÓGICA: servidores apresentam resultados de projetos desenvolvidos em 2019

No último dia da Semana Pedagógica, professores e servidores apresentaram dados e conclusões sobre projetos que estão em andamento desde 2018, com a previsão de conclusão neste ano. Na ocasião, foram discutidos os resultados do projeto que criou o curso de especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado à Educação de Jovens e Adultos – EJA, além do núcleo que estruturou o curso de formação em Agente de Inclusão Digital.

Apresentação de resultados dos projetos desenvolvidos no Campus Natal – Zona Leste em 2019

O projeto Práticas Assertivas tem o objetivo de formar gestores e docentes especializados na Educação de Jovens e Adultos. Coordenado pelo professor Otávio Tavares, o curso é ofertado em polos distribuídos nas cinco regiões do Brasil, totalizando 26 polos de apoio e duas turmas previstas para a conclusão até o semestre letivo de 2020.2, totalizando 1.200 alunos. A pedagoga Adilina Andrade, coordenadora adjunta do curso, acredita que o projeto renderá excelentes relatórios que serão apresentados à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.

Adilina Andrade, pedagoga do Campus Natal – Zona Leste e coordenadora adjunta do projeto Práticas Assertivas

Ainda segundo a coordenadora, todo o material didático produzido e apresentado aos alunos será disponibilizado no formato de e-book para que outras instituições de ensino, que tenham interesse na temática, possam fornecer a especialização. “Esse curso tem um papel fundamental na vida acadêmica e pessoal daqueles profissionais que querem trabalhar com jovens e adultos, aliando a experiência existente em outros âmbitos escolares com a prática na modalidade EJA”, acrescentou Adilina.

O curso de formação em Agente de Inclusão Digital vem sendo desenvolvido desde o ano de 2017 e em 2019 foi dada a largada para a seleção de novos alunos. Ao todo, 1.200 estudantes serão capacitados para atuarem em laboratórios públicos de informática. O pré-requisito para a seleção é que o candidato tenha o ensino fundamental completo. Previsto para iniciar até a segunda semana de abril, o curso terá uma duração de 10 meses.

Abigail Silva, coordenadora do projeto Curso de Extensão de Agente de Inclusão

A oferta será realizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal e ofertado para todas as instituições públicas e organizações não governamentais (ONGs) que tenham parceria com o Ministério. De acordo com a coordenadora do projeto, Abigail Silva, existe uma grande expectativa na equipe que está produzindo o material didático que será disponibilizado. “Apesar de ser um curso em parceria com o Ministério, o projeto do curso é do Instituto Federal e, com certeza, voltado para o público mais carente, que são as pessoas que mais frequentam os telecentros”, finalizou Abigail.