Servidor do IFRN/ZL lança livro sobre Literatura Infantil Negra no Ensino Fundamental

No próximo dia 14 de dezembro de 2023, às 19h, o auditório do Centro de Educação da UFRN será palco do lançamento do livro “Os Griôs Aportam na Escola: Ler e Discutir Literatura Infantil Negra no Ensino Fundamental”, uma iniciativa do servidor do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, Wagner Ramos Campos e da professora Marly Amarilha, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O evento de lançamento será marcado por uma palestra que irá focar na mediação da literatura infantil negra na formação do leitor, buscando ampliar perspectivas e incentivar a inclusão destas narrativas nos espaços educacionais. Além do sorteio de dois exemplares do livro para os presentes.

Um debate relevante também está agendado, abordando estratégias para superar os obstáculos à implementação da Lei 10.639/2003. Esta lei estabelece diretrizes cruciais para a educação nacional, visando a inclusão obrigatória da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino. O debate buscará, ainda, consolidar a importância de uma educação antirracista, sob uma perspectiva africanizadora.

Com a presença esperada de educadores, pesquisadores, autoridades e demais interessados na promoção de uma educação mais inclusiva e plural, o lançamento deste livro representa um marco na discussão e disseminação de conhecimento sobre a literatura infantil negra e sua importância na formação das novas gerações.

A obra é um convite à reflexão, à transformação e à construção de um ambiente educacional mais diverso e representativo, abraçando a riqueza cultural e a pluralidade étnica que compõem a identidade brasileira.