Servidores do IFRN-Zona Leste mostram a importância do seu trabalho na transformação da educação e sociedade
No Dia do Servidor Público, o IFRN-Zona Leste celebra a dedicação de seus profissionais, fundamentais para garantir ensino de qualidade.
28 de outubro de 2024
Neste Dia do Servidor Público, realizado em 28 de outubro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Zona Leste destaca o papel essencial de seus servidores na promoção da educação pública, gratuita e de qualidade. Professores, técnicos-administrativos e funcionários de apoio formam uma base que sustenta as atividades educacionais e administrativas, contribuindo diretamente para a formação profissional e cidadã de milhares de estudantes.
Mais do que executarem funções cotidianas, esses servidores são agentes de transformação, garantindo que projetos educacionais e de inclusão social saiam do papel e se tornem realidade.
Em tempos de desafios, o compromisso desses profissionais tem sido essencial para manter o IFRN como uma referência na educação técnica e tecnológica. Para a professora Emiliana Soares, que está no Instituto há oito anos, trabalhar na área da educação dentro do serviço público é sinônimo de acreditar na força transformadora e emancipatória do ensino, além de possibilitar os direitos à educação estabelecidos na Constituição de 1988.
“Penso que é um orgulho para nós que fazemos parte desta instituição centenária trabalhar em prol do fortalecimento de uma educação a distância pública e de qualidade socialmente referenciada, com dedicação contribuímos para a promoção de uma educação que possibilite a todos oportunidade de crescimento e de realização pessoal, como mecanismo de transformação de vidas e conquistas de realizações de sonhos acadêmicos, profissionais e sociais.”, comentou.
A docente afirmou que trabalhar no Campus Natal – Zona Leste está sendo uma experiência enriquecedora. “Servir nesta instituição e poder contribuir por meio da educação para prover formação humana, científica e profissional aos discentes e contribuir para conectar e, sobretudo, transformar vidas, impactando os sonhos de muita gente nos enche de alegria e de gratidão”, continuou.
Já para o técnico-administrativo Jefferson Sena, a sua história com o IFRN existe há 22 anos, quando, em 2002, ingressou como aluno e, há 15 anos, é técnico-administrativo da instituição. Pertencer ao instituto, em suas palavras, é motivo de alegria e muito orgulho.
“Não há palavras suficientes para descrever a alegria e o orgulho de fazer parte dessa casa que tanto contribui para o desenvolvimento de milhares de pessoas. Trabalhar aqui é muito mais do que uma realização profissional — é como estar em uma grande família, onde cada conquista, cada desafio e cada aprendizado têm um significado especial. O IFRN não só moldou minha trajetória, mas também me inspira todos os dias a retribuir o que recebi, colaborando para que mais pessoas alcancem seus sonhos por meio da educação”, afirmou.
Ambos os servidores mostraram que ser servidor público não é apenas um trabalho, mas uma missão de prestar um serviço de qualidade e excelência.
Sobre o Dia do Servidor Público
O dia do Servidor Público surgiu através do então presidente Getúlio Vargas, em 1939 por meio do Decreto-Lei nº 1.713. A data procurou destacar a importância dos servidores na administração pública e no atendimento às necessidades da população.
Quem são os servidores públicos?
Os servidores públicos são profissionais que atuam em diversos níveis e setores da administração pública, garantindo o funcionamento de serviços fundamentais para a sociedade. Eles trabalham em áreas como saúde, educação, segurança, justiça e infraestrutura, além de ocupar cargas administrativas e técnicas.
Entre esses profissionais estão professores, policiais, enfermeiros, médicos, fiscais, juízes e agentes administrativos.
Esses trabalhadores têm a missão de executar políticas públicas e garantir o direito de todos ao acesso aos serviços essenciais. Além disso, são responsáveis por garantir que a gestão pública funcione de maneira eficiente, transparente e em prol do interesse coletivo.