Sétima edição do Encontro Nacional do EJA-EPT se encerra em Natal com excelentes trocas de experiências entre professores e alunos

Evento contou com a presença de alunos e professores do EJA-EPT do Brasil todo, que assistiram à palestra de encerramento da profª Maria Margarida Gomes, da UFG.

O encerramento da sétima edição do EJA-EPT contou com a presença de alunos de todo o país e professores que mostraram-se satisfeitos com a troca de ideias estabelecida entre os dias 25 e 28 de novembro. Um dos discentes é Emanuel Erivan Gomes, aluno do Campus Lajes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O jovem comentou que o curso de informática mostrou o caminho para se dedicar aos estudos, visto que as suas notas “estavam indo por água abaixo e tinha outros interesses”. 

“Sempre incentivei meus colegas, dizendo que o espaço era bom e que não era para desistir, pois apesar dos problemas a gente aprende muito na aula. Todo mundo se ajuda”, declarou o estudante.

Já a professora Cássia de Fátima dos Santos, que atua no Campus São Paulo do Potengi do IFRN concorda que o programa é o espaço para que alunos possam compartilhar experiências, ter uma nova oportunidade de emprego e obter mais conhecimento.

“Dou exemplo de um aluno da turma deste ano, pois ele ama matemática, entende a matéria, porém não sabia ler e escrever direito. Lá, ele fez reforço e está estudando com a gente e estamos vendo o seu rendimento melhorar. Ainda ouvi uma aluna, com mais de 50 anos, que aprendeu os seus direitos durante as aulas de ética. São essas ações que fazem a gente querer continuar com o programa”, comentou.

Esses dois relatos eram bastante comuns de se ouvir durante o Encontro Nacional do EJA-EPT, em que docentes e discentes debateram a importância da Educação de Jovens e Adultos com Ensino Profissionalizante e Técnico (EJA-EPT) nos institutos federais. 

O evento encerrou-se na tarde desta quinta-feira (28) com a presença da professora Maria Margarida Machado, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que ministrou a palestra “Expansão da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas”, sob a mediação da professora Anna Catharina Dantas, pró-reitora de Ensino do IFRN.

A palestra fez parte do encerramento da sétima edição do Encontro Nacional de Trabalhadores do EJA-EPT, que está acontecendo em Natal desde o dia 25 de novembro.

O objetivo desta palestra é colocar o debate sobre a criação de mais vagas para a EJA na Rede Federal, além da participação da modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

A palestra trouxe à tona os conhecimentos da docente acerca da sua linha de pesquisa, na qual atua nos seguintes temas: educação de jovens e adultos trabalhadores, experiência municipal de EJA, formação de professores, políticas educacionais e política de educação em Goiás.

“O que fiz hoje foi tentar trazer toda a história da EJA-EPT até chegar à situação em que nos encontramos, além de ter trazido a síntese do que todos os palestrantes do evento falaram, desde a cerimônia de abertura, presidida pelo professor Dante Henrique, até as diferentes mesas-redondas realizadas. Logo, eu sei que é um grande desafio criar uma manifestação para sensibilizar o Governo Federal a expandir as vagas na Rede Federal. Mas, se criarmos ações de debate e chamarmos a sociedade civil para participar, conseguiremos”, comentou a docente. 

Para a organizadora do evento em Natal, Izanny Brito, ele trouxe saldo positivo e espera que tenha criado ideias para chamar a sociedade civil para debater o projeto e pressionar o Governo Federal para a expansão destas vagas. 

“Foi um evento que a gente planejou já há quase um ano.  A gente fez um material que foi ótimo, a programação foi efetivada e as relações que foram acontecendo entre as pessoas do Brasil todo comprovam que o EJA-EPT é um tema sempre pertinente dentro do campo da educação”, contou.

Encerramento do evento

Na manhã desta quinta-feira (28) houve o encerramento do evento. Pela manhã, houve o debate sobre as “Sistematizações de apresentações das mesas de Relatos de Experiências e Comunicações Orais” e apresentação da carta final do evento por parte de Guilherme Reichwald Júnior, Ivanir Ribeiro e Suzana Pozzer. 

Após a palestra da professora Maria Margarida Machado, houve a mesa de encerramento, onde apresentou-se a sede do próximo encontro, que será em Florianópolis.

Resumo do Encontro Nacional do EJA-EPT 2024

O Encontro Nacional aconteceu no IFRN entre os dias 25 e 28 de novembro, onde o tema principal era “Expansão da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas”. Ele vem responder o seguinte questionamento: como estimular a abertura de mais vagas para essa modalidade de ensino?

Durante o encontro, houve a palestra “Expansão da EJA integrada à EPT: disputas no contexto das políticas públicas”, com os professores Ana Lúcia Henrique e Dante Henrique Moura. 

Durante os quatro dias, houve mesas-redondas em que se debateram propostas de como expandir as vagas para estudantes na EJA-EPT na Rede Federal e desenvolver políticas públicas para aperfeiçoar o ensino e evitar a evasão escolar. 

Em paralelo às mesas-redondas, também houve um espaço de apresentação de trabalhos e realização de minicursos, no qual estudantes de todo o país debateram sobre os casos de sucesso do EJA-EPT na Rede Federal.