Videoconferências

O Conferência Web é um serviço em nuvem que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) oferece gratuitamente às instituições da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) para realização de vídeo conferências através de navegador web.

Acesse

Acesse a página do serviço em https://conferenciaweb.rnp.br/. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o serviço.

Autentique-se

Autentique-se clicando no botão “Entrar” no topo da página.

Se você for servidor ou aluno do IFRN, clique em “Entrar” na barra azul do lado esquerdo, logo abaixo do título “Acesso federado”. Lembre-se de instruir os visitantes (pessoas de fora do IFRN) a usar o acesso “não federado”, neste o visitante pode usar sua conta no Google ou no Facebook para acessar, sem necessidade de criar uma nova conta ou lembrar de senhas.

Autentique-se usando a rede CAFe

Informe a instituição que vai autenticar sua identidade, no caso, o IFRN. Depois clique em prosseguir. 

Depois informe seu IFRN-id (matrícula) e sua senha para então prosseguir clicando em “Login”.

Depois escolha o por quanto tempo você quer permitir que o serviço Conferência Web terá acesso aos seus dados da sua autenticação e, caso concordes, aceite compartilhar estes dados com eles. Se não aceitar não será possível realizar a autenticação.

Aproveite

Pronto, você já poder iniciar uma nova vídeo conferência ou entrar em uma para a qual você foi convidado.

Observação

Às vezes o serviço pode enviar você de volta para a página inicial (primeiro passo deste tutorial), basta clicar em “Entrar” novamente que você já estará autenticado e verás a página acima.

Como faço uma vídeo conferência no Conferência Web?

O pessoal do Conferência Web preparou um vídeo tutorial de como usar o serviço, um manual de usuário e uma página de testes de funcionalidade, este último serve para você minimizar os imprevistos no momento da vídeo conferência.