Professora do Campus Zona Leste apresenta trabalho em congresso internacional sobre gestão e políticas educacionais
Thalita Cunha Motta apresentou trabalho sobre a especialização em Gestão Escolar do IFRN/ZL
25 de abril de 2025
A professora Thalita Cunha Motta, coordenadora da especialização em Gestão Escolar do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Avançado Natal-Zona Leste, participou do VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, realizado entre os dias 15 e 18 de abril, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
Durante o evento, a docente apresentou uma comunicação com base nas primeiras análises do curso de pós-graduação em Gestão Escolar, ofertado em parceria entre o IFRN/ZL, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso, na modalidade a distância, tem como foco a qualificação de profissionais da educação básica pública, com ênfase na gestão pedagógica e administrativa das escolas.
O congresso reuniu pesquisadores e especialistas de instituições de ensino de diversos países ibero-americanos, promovendo um espaço de debates qualificados por meio de simpósios, grupos de trabalho e mesas-redondas. Entre os temas abordados estavam: democracia, inclusão, diversidade, financiamento da educação, gestão escolar, políticas educacionais, tecnologias educacionais, carreira docente e educação de qualidade com impacto social.

Para a professora Thalita, o congresso foi uma oportunidade única de troca de experiências e fortalecimento institucional.
“As aprendizagens sobre novas pesquisas e os trabalhos apresentados pelas entidades do Brasil e da Europa foram extremamente enriquecedores. Foi um momento ímpar de colaboração, de compartilhamento e de novos rumos para a organização da ANPAE”, afirmou.
A professora integrou a delegação da ANPAE-RN (Associação Nacional de Política e Administração da Educação – Seção RN), coordenada pelas professoras Edgleuma Andrade e Maria Goretti. A edição contou com a presença do professor Luiz Dourado, presidente nacional da ANPAE, que liderou toda a organização do congresso junto às comissões nacional, internacional e local.