Projeto Alvorada encerra o primeiro módulo na sede do IFRN Zona Leste com ação expositiva

Os alunos do curso na modalidade FIC produziram mandalas educativas para abordar o tema dos Direitos Humanos.

Na tarde desta segunda-feira (9), houve o encerramento do módulo I da turma do Projeto Alvorada que marcou a conclusão da primeira etapa das atividades formativas desenvolvidas ao longo das últimas semanas na sede do Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O projeto é voltado à promoção de qualificação e inclusão social, além de ser direcionado a pessoas egressas do sistema prisional.

Para a aluna Tabita Louana, o encerramento do módulo I é um motivo de felicidade, pois conseguiu avançar nos estudos, dos quais espera colher os frutos em breve. “Estou aprendendo muita coisa e agora estou querendo um futuro melhor, inclusive me estimulou a me inscrever no Enem, pois quero fazer uma faculdade”, disse.

Durante o módulo inicial, foram realizadas oficinas e ações que abordaram temas ligados à formação pessoal, cidadania e inserção no mundo do trabalho.

A ideia do trabalho final do primeiro ciclo veio do professor do projeto, José Roberto dos Santos, que ensina a disciplina de Ética, na qual abordou expositivamente tema dos Direitos Humanos. A proposta partiu de um projeto comum que percorre o conteúdo trabalhado ao longo do módulo.
“Durante as aulas, partimos da discussão sobre os direitos: civis, políticos, ambientais, culturais, espirituais e sociais”, explicou o docente.

Esses direitos foram também debatidos em outras disciplinas do curso, que compõem o primeiro módulo. A partir desse diálogo entre os conteúdos, foi pensada uma produção final capaz de expressar as reflexões dos alunos.

“Essa produção foi feita através de uma mandala. Cada grupo ficou responsável por um conjunto de direitos e, a partir disso, pôde representar visualmente suas reflexões sobre os problemas enfrentados pela sociedade para garantir esses direitos e também sugerir soluções ou políticas públicas para enfrentar essas ausências”, detalha o professor.

O trabalho, segundo ele, é mais do que um simples encerramento. Representa a consolidação de uma formação ética e cidadã, construída ao longo do módulo. “É um fechamento que parte de uma reflexão coletiva, com base na perspectiva ética que está sendo formada nesses alunos e alunas”, conclui.

A aula reuniu participantes e equipe pedagógica, que puderam exibir as mandalas e outras atividades no primeiro andar da sede do Campus Natal – Zona Leste e também apresentaram trabalhos na sala de aula. A iniciativa integra uma série de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades e ao fortalecimento de trajetórias individuais por meio do acesso à educação.

A professora Edneide Bezerra explicou que o próximo módulo será uma transição para o mundo do trabalho. Logo, será um momento para pensar no futuro, no que desejavam para suas vidas e na inclusão no mundo do trabalho. Disse ainda que essa fase representa uma nova etapa do curso.

“Entendemos que o primeiro módulo foi um momento de reencontro deles com o autoconhecimento, um olhar que fiz, qual é a minha história. No módulo II, a gente diz: – Tudo bem, você tem essa história. Agora, o que você pensa para o seu futuro? O que você pensa para sua vida, para ser incluído no mundo do trabalho?”, explicou a docente.

Após o segundo módulo, os participantes realizarão um estágio para colocar todo seus conhecimentos na prática. A colação de grau do grupo está prevista para acontecer no final do mês de novembro.

Sobre o Projeto Alvorada

O IFRN/ZL foi aprovado no ciclo 2 do Projeto Alvorada, ocupando a quarta colocação entre 20 vagas no edital de chamamento público, e renovou a oferta de cursos de formação inicial e continuada para egressos do sistema prisional e seus familiares a partir de 2025. É uma iniciativa do Governo Federal que visa reduzir as desigualdades sociais, oferecendo oportunidades educacionais e de reintegração para populações em situação de vulnerabilidade.

Através desta parceria, o Campus Zona Leste contribui com oito meses de aulas presenciais, abrangendo tanto a parte teórica quanto a prática. Durante os últimos três meses de curso, os participantes terão a oportunidade de realizar estágio, com o intuito de promover a reintegração social e educacional dos alunos, facilitando seu retorno ao mercado de trabalho.

O objetivo é promover o desenvolvimento regional, especialmente em estados com IDH inferior ou igual a 0,500. O projeto engloba diversas áreas, como educação, saúde, desenvolvimento socioeconômico e inclusão social e produtiva com foco em pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.