Projeto Alvorada: IFRN/ZL promove aula magna do Curso FIC em Administração, Vendas e Empreendedorismo para egressos do sistema prisional

O evento visa fortalecer o diálogo interinstitucional e promover parcerias estratégicas para ampliar o impacto do projeto

Na próxima terça-feira (8), às 14h, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará a aula magna do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Qualificação Profissional em Administração, Vendas e Empreendedorismo: Formação Prática e Integrada. 

O evento acontecerá no Auditório da Reitoria do IFRN e marcará o início da capacitação, que tem como foco a educação empreendedora e a economia solidária.

Com carga horária total de 735 horas, o curso é parte do Projeto Alvorada – Ciclo 2, uma iniciativa nacional voltada à qualificação profissional de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. 

A programação da aula magna contará com apresentações artístico-culturais, discurso de acolhimento, palestra e a presença de autoridades, estudantes, familiares, representantes institucionais e gestores do IFRN. O evento visa fortalecer o diálogo interinstitucional e promover parcerias estratégicas para ampliar o impacto do projeto

Segunda-feira é entrega de kits aos alunos

A ação é ofertada pelo Campus Natal – Zona Leste, com o apoio do Escritório Social, e beneficiará 30 alunos selecionados por meio de edital. Na véspera da aula magna, próxima segunda-feira (7), os estudantes irão conhecer o IFRN/ZL, onde receberão kits, fardamento e visitarão todas as dependências das aulas. 

Durante os oito meses de formação, os estudantes terão acesso a disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática Básica, Informática, Empreendedorismo e Marketing, além de um módulo prático para aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Sobre o projeto

O Projeto Alvorada é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) no contexto do programa Pena Justa, com financiamento do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN). Integrado à Política Nacional de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional (PENAPE), o projeto tem como missão promover a inclusão social e produtiva dessas pessoas em todas as regiões do país, possibilitando a reintegração por meio da educação e da qualificação profissional.

Com essa iniciativa, o IFRN reafirma seu compromisso social e institucional com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. O curso se alinha a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo os ODS 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Para mais informações sobre o Projeto Alvorada e suas iniciativas, acesse o site do IFRN.