Secretário executivo do MEC visita o Campus Natal – Zona Leste
O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura da instituição e como é a oferta de cursos de Educação a Distância (EaD).
10 de julho de 2025
Na manhã desta quarta-feira (9), o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil, conheceu as dependências do Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL). O objetivo desta visita foi conhecer a infraestrutura da unidade, além da oferta dos cursos e projetos de pesquisa e extensão existentes.
Acompanhado da Pró-Reitora de Extensão, profª Samira Delgado, e do Diretor-Geral do IFRN/ZL, José Roberto dos Santos, o secretário conheceu salas de aula, auditório, laboratório de informática, biblioteca e também assistiu a uma apresentação que conta a história da instituição.
Durante o encontro, Alexandre destacou a importância do momento atual, marcado por uma mudança de paradigma no campo educacional, especialmente no que se refere à modalidade a distância. “Estamos reunindo dados, visitando universidades e institutos federais e estaduais, escutando gestores e conhecendo experiências. O objetivo é entender o que está sendo feito e como podemos construir, em conjunto, uma educação a distância pública de qualidade, mais sólida e perene”, afirmou.
A reunião também foi marcada pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Campus Natal – Zona Leste, referência nacional na oferta de cursos EaD.
“Este campus tem expertise na educação a distância e desenvolve essa atividade com competência, muito cuidado e seriedade, ou seja, aquilo que é mais necessário ao se trabalhar com EaD. Esse cuidado é fundamental em qualquer modalidade, mas ainda mais crucial quando falamos de EaD”, destacou a professora Samira Delgado durante a conversa.
Após a apresentação, a equipe se reuniu para dialogar sobre o futuro do IFRN/ZL e propor atividades parceiras para os próximos meses.
Por último, eles visitaram a Diretoria de Educação a Distância e Assuntos Educacionais (Dead) para conhecer os projetos elaborados pelo IFRN/ZL, além do estúdio, das ilhas de edição e também dos projetos existentes.