Semana Pedagógica abre as atividades do semestre 2025.2 no IFRN/ZL

As atividades foram divididas em dois turnos, visando promover integração entre os setores. 

Na manhã desta terça-feira (22), o Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) promoveu o primeiro dia da Semana Pedagógica, durante a qual recebeu alunos, professores e servidores técnico-administrativos para atividades de integração e palestras, divididas entre os turnos da manhã e da tarde. 

Pela manhã, a atividade do dia foi um café da manhã de boas-vindas aos servidores e, posteriormente, houve um anúncio do Diretor-Geral, professor José Roberto dos Santos, para falar das novidades no Campus para o segundo semestre letivo. Depois, houve um momento de integração entre os servidores. 

Ao comentar o início do semestre letivo 2025.2, o professor José Roberto dos Santos, Diretor-Geral do campus, afirmou que esse primeiro dia marcou o retorno das férias dos docentes e também o acolhimento da equipe do Campus. Segundo ele, foi um momento para refletir sobre os desafios e conquistas do semestre anterior, além de apresentar novidades. 

No final da manhã, houve uma oficina sobre o uso do Moodle, que é a plataforma de aprendizagem utilizada no IFRN/ZL e serve como base para o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA). Esta oficina foi conduzida pelos servidores Anderson Souza e Fabiano Faustino.

Durante a tarde, a Semana Pedagógica foi dividida em dois momentos: o primeiro teve a palestra sobre o marco Regulatório e Referências de Qualidade na EaD, ministrada por Carmem Diógenes Rego, presidente da UniRede, que consiste em uma associação de instituições públicas de ensino superior com cursos a distância.  Além disso, Carmem é professora da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Sedis/UFRN). 

“Eu considero o evento muito importante para compartilhar experiências com instituições parceiras e fortalecer as discussões sobre a Educação a Distância pública, gratuita e de qualidade”, comentou a professora.

O professor José Roberto dos Santos também chamou atenção para uma mudança significativa na oferta de cursos de licenciatura, explicando que eles deixam de ser exclusivamente EaD para se tornarem semipresenciais. “Isso exige de nós um novo olhar e uma reorganização das práticas pedagógicas”, ressaltou. 

O fim do primeiro dia foi marcado com a equipe da Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) que comentou sobre a importância da autoavaliação institucional. O encontro foi conduzido por Emiliana Souza Soares, docente e recém-empossada como presidente da CPA no IFRN/ZL. 

Ao comentar a participação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) na Semana Pedagógica 2025.2, a professora Emiliana Soares explicou que o momento foi pensado como uma ação de sensibilização da comunidade interna. “A proposta é apresentar o papel da CPA aos nossos servidores, tanto docentes quanto técnicos-administrativos”, afirmou. Emiliana ressaltou ainda que essa aproximação busca evidenciar a importância da autoavaliação institucional como ferramenta estratégica para a melhoria da educação a distância ofertada pelo Campus, especialmente diante dos novos normativos do Ministério da Educação. 

Segundo a professora, é essencial que a comunidade compreenda e valorize esse processo de escuta e participação, cujo questionário pode ser respondido até o dia 8, via SUAP. “Queremos um retrato mais qualificado e representativo da nossa realidade, com a participação ativa de docentes, técnicos, estudantes e da sociedade civil”, destacou. Emiliana concluiu dizendo ser por meio das respostas coletadas pela CPA que a instituição consegue mapear suas potencialidades e fragilidades, fortalecendo o planejamento e a construção coletiva de melhorias.

A Semana Pedagógica continua nesta quarta-feira (23), também com atividades divididas nos dois turnos.