Minicursos

MINICURSOS

Plataforma OBAMA: ferramenta para acesso a objetos de aprendizagem e produção colaborativa de planos de aula para Matemática

Ministrante: Prof. Dr. Dennys Leite Maia (IMD – UFRN)

Resumo: objetos de aprendizagem (OA) contribuem para diversificar as práticas de ensino e promover aprendizagem. Entretanto, é preciso que tais recursos digitais sejam conhecidos e apropriados pelos docentes para que possam ser integrados às aulas, sobretudo em áreas com baixos índices de proficiência, como é a Matemática. Nesse sentido, a Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA) é composta por um referatório com quase 500 OAs, do tipo animação e simulação, para trabalhar conteúdos matemáticos da Educação Básica e um ambiente para a produção colaborativa de planos de aulas que visa oferecer aos professores um banco de boas e inovadoras práticas de ensino da disciplina. Os OAs disponíveis no OBAMA contemplam, além de recursos para desktop, aplicativos para dispositivos móveis, categorizados com critérios pedagógicos. Para facilitar a busca e escolha pelos docentes, os OA foram classificados pelo nível de ensino a qual foram planejados, temas de conteúdo e habilidades. Espera-se com este minicurso, formar professores aptos a explorar o OBAMA, a fim de integrar OAs em suas aulas e elaborar práticas inovadoras.


O uso do PowerPoint na produção de videoaulas

Ministrante: Prof. Me. Everton Fagner Costa de Almeida (UnP)

Resumo: Professores norte-americanos foram ouvidos para entender como eles usam a tecnologia e novas abordagens pedagógicas. Constatou-se a complexidade em tornar as aulas on-line, pois, a criação de vídeo-aulas, por exemplo, pode ser um processo é extremamente custoso, pois há a necessidade de utilizar equipamentos e softwares caros e/ou que requer habilidades técnicas específicas, como edição de vídeo. Esse cenário motivou os desenvolvedores da Microsoft, que enxergaram o potencial em criar vídeo-aulas a partir do uso de ferramentas as quais os professores já utilizam, como o PowerPoint.

Assim, foi desenvolvido um o complemento que adiciona novas funcionalidades ao PowerPoint 2013 (ou superior), que permite a gravação de áudio ou vídeo da apresentação, escrever em seus slides (assim como é feito em sala de aula); além permitir a inserção de mídias: como imagens, vídeos e entre outros. Uma vez que sua apresentação está pronta, é possível disponibilizar o vídeo de diversas formas: através de plataformas de vídeos (como YouTube e Vimeo) ou enviá-lo  diretamente ao(s) interessado(s).


Produção de jogos educacionais

Ministrante: Prof. Me. Erick Bergamini da Silva Lima (IFRN – EaD)

Resumo: a escola tem um papel fundamental na nossa sociedade, sendo responsável pela transmissão dos conhecimentos necessários para a formação cidadã e científica das pessoas por todas as fases de sua vida. Mesmo assim, há questões e problemas na qualidade de ensino há muito debatidos, e grande parte deles estão relacionados principalmente aos alunos mais jovens, pois têm mostrado constantemente desinteresse pelos conteúdos apresentados e ministrados em sala de aula.

A forma de como o conteúdo está sendo oferecido e apresentado na escola não vem satisfazendo a demanda desses jovens, principalmente no que diz respeito a maneira de como este conhecimento está sendo disponibilizado. Isso porque o universo em que os adolescentes estão inseridos no dia a dia está em dissonância com a escola, o que ratifica o descompasso dos interesses dos alunos, e dentro deste universo estão os jogos digitais. Este curso pretende discorrer sobre o uso de jogos digitais na educação, demonstrando exemplos de jogos educacionais produzidos com o RPG Maker  VX Ace. Em seguida, será apresentada a ferramenta RPG Maker  VX Ace, demonstrando como produzir um jogo com conteúdo narrativo de gênero RPG. Por fim, será apresentada uma metodologia de produção narrativa, direcionando-a para a produção de jogos educacionais.


Sala de aula invertida

Ministrante: Prof. Me. Airton Araújo de Souza Júnior (IFRN)

Resumo: Os participantes da oficina irão vivenciar uma integração de tecnologia com o processo de ensino-aprendizagem, compreendendo os conceitos fundamentais da Sala de Aula Invertida, bem como dicas práticas e vivências de sucesso do método para aulas presenciais e em EaD. Para essa vivência é essencial que os cursistas acessem um vídeo tutorial que será divulgado pela organização do evento dias antes do minicurso.