Setembro Multicor estimula docentes a praticar a inclusão no Ensino a Distância

O objetivo é promover uma educação inclusiva no Campus Natal – Zona Leste do IFRN. 

Nesta quarta-feira (17), foi realizado o primeiro dia do Setembro Multicor, iniciativa do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). O objetivo é promover uma educação inclusiva no Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL). As atividades abordam três temas principais, representados por diferentes cores: amarelo para a saúde mental, verde para a inclusão social de pessoas com deficiência e azul para a conscientização sobre a cultura surda.

A programação começou com o credenciamento às 9h e a mesa de abertura às 9h30.

A cerimônia inicial contou com a participação do diretor-geral do IFRN/ZL, José Roberto Santos; pelo diretor acadêmico, Albérico Canário; pela coordenadora do NAPNE, Tatiana Gomes; e por Francilene Silva, assessora em Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas da Reitoria do IFRN, vinculada à Assessoria Sistemática de Apoio aos NAPNEs de todos os campi.

A partir das 10h, foi realizada a palestra A pessoa com deficiência na EaD: fios que tecem a eficiência do acesso à permanência, da participação à aprendizagem, ministrada pela professora do IFRN, Mariana Orrico, que discutiu estratégias para garantir a inclusão de pessoas com deficiência no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AvA).

Segundo Orrico, sua função, ao realizar a palestra, é trazer uma oportunidade de lutar pelos direitos desses estudantes no acesso ao Ensino a Distância (EaD) com significado e autonomia. “Foi um momento muito rico de diálogo e construção de conhecimentos, proporcionando uma colaboração e reflexão sobre os desafios de tornar conteúdos mais acessíveis para os estudantes com deficiência”, destacou Mariana Orrico.

À tarde, às 13h30, os participantes visitaram o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), onde conheceram o trabalho realizado para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual no contexto educacional.

O centro foi criado em 2002 e vinculado à Subcoordenadoria de Educação Especial (SUESP) do Governo do Estado. Sua finalidade é apoiar alunos cegos ou com baixa visão em sua inclusão em escolas da rede regular de ensino. Para frequentar o CAP/RN, é necessário estar regularmente matriculado em escola estadual ou municipal. Além disso, o espaço oferece aulas de artes visuais, informática, matemática, orientação e mobilidade, bem como outras atividades, incluindo a produção de material didático em braille.

O CAP e o IFRN/ZL mantêm uma parceria por meio do curso “Tecendo Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência Visual”. Com carga horária de 120 horas e dividido em sete módulos, o projeto qualifica profissionais da educação da rede pública do Rio Grande do Norte que atuam com estudantes com deficiência visual.

“Valorizamos bastante essas parcerias e as interlocuções que acontecem. Além dos cursos, essas visitas, formações e diálogos são de grande valia para ambas as instituições. O mais relevante em tudo isso é disseminar, valorizar, colaborar e identificar o que podemos desenvolver em conjunto. O objetivo maior é estabelecer um trabalho colaborativo que, ao final, alcance o propósito central: o desenvolvimento dos nossos estudantes”, afirmou Laryssa Dantas, coordenadora pedagógica do CAP/RN.

De acordo com Tatiana Gomes, coordenadora do NAPNE/ZL, o Setembro Multicor foi pensado na época da pandemia para promover discussões sobre deficiência, educação, ensino a distância e saúde mental. Com o fim da pandemia, a equipe percebeu a necessidade de dar continuidade à iniciativa.

“Com o retorno da presencialidade, procuramos dar continuidade ao projeto. Hoje estamos na quarta edição do Setembro Multicor, justamente para aprimorar nosso processo de ensino-aprendizagem, tanto com os alunos quanto com professores e técnicos-administrativos. Dessa forma, todo esse conhecimento pode ser compartilhado da melhor maneira possível e transmitido aos estudantes e à comunidade em geral”,  comentou Tatiana.

Sobre o NAPNE

Institucionalizado no IFRN por meio da Portaria nº 1533/2012, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) existe para dar suporte aos estudantes que precisam de atenção individual no desenvolvimento dos seus estudos. No Campus Avançado Natal – Zona Leste, o NAPNE está vinculado à Diretoria Acadêmica.