IFRN/ZL compartilha experiências de educação prisional em evento na Argentina

No período de 13 a 15 de setembro de 2023, o Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) marcou presença no VI Encuentro Internacional de Tesistas e Investigadores en Temáticas de Cárceles y Acceso a Derechos Educativos (EITICE), realizado na Universidad Nacional de Rosario (UNR), por meio da representação do professor formador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFRN, Me. Francisco Augusto Cruz de Araújo. Durante o evento, Augusto compartilhou suas experiências e conhecimentos em educação prisional, fundamentados no trabalho desenvolvido no Rio Grande do Norte pelo campus Natal – Zona Leste.

O professor apresentou as práticas inovadoras implementadas pelo IFRN/ZL, que atualmente conta com 30 alunos em regime prisional matriculados em cursos de educação superior. No início de 2023, esse número chegou a 100 alunos participando de projetos de extensão preparatórios para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (ENEM PPL), além de um projeto dedicado às mulheres egressas do sistema prisional do estado.

A participação de Francisco Augusto Cruz de Araújo no EITICE 2023 propiciou uma valiosa troca de ideias e a apresentação de práticas bem-sucedidas no âmbito da educação prisional, ressaltando a relevância fundamental da educação na reintegração social dos indivíduos. Confira abaixo algumas imagens do evento.

Endereço

Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000

Redes Sociais