APROVAÇÃO: ex-aluna do Campus Natal – Zona Leste é convocada em concurso estadual para professora

Fransueide Brilhante, nova professora da rede estadual de ensino

O Rio Grande do Norte ganhou mais uma professora de Espanhol graduada por um curso a distância do IFRN. Fransueide da Silva Brilhante concluiu o curso de Licenciatura em Espanhol em 2019 e agora, poucos meses depois, já foi convocada em um concurso público estadual. Apesar de ter sido convocada em 2020, Fransueide foi aprovada no concurso enquanto ainda era estudante do IFRN.

A nova professora da rede pública estadual fez toda a graduação a distância por meio do polo de Currais Novos, município onde mora há 11 anos e onde irá atuar nas salas de aula. Segundo ela, a atuação da equipe acadêmica do Campus Natal – Zona Leste foi fundamental para a definição da carreira que ela queria seguir. “A prática em sala de aula, os estágios e os relatos dos professores me encantaram, além das dificuldades de prosseguir nos estudos, sendo estudante de escola pública. Hoje, é gratificante saber que posso ajudar alguém a se descobrir e vencer obstáculos”, relatou, orgulhosa, Fransueide.

Segundo Thalita Cunha Motta, coordenadora do curso, é importante ver que o objetivo da licenciatura – formar professores – é alcançado além das portas do Instituto. “Essa conquista representa uma vitória nossa também, na medida em que a gente contribuiu e participou da formação dela durante a graduação, especialmente para ela que vai trabalhar na rede pública de ensino, o principal campo de atuação dos professores”, afirmou Thalita.

Sobre Fransueide

Natural de Santa Cruz, distante 117 km da capital potiguar, a menina que estudou em pequenas escolas da Zona Rural do município viu na educação a oportunidade de crescer. Após a conclusão do ensino médio, ela passou a dedicar seu tempo à arte de lecionar e se tornou a primeira da família a concluir uma graduação.