Campus EaD transmite aula inaugural do novo curso de pós-graduação para todo o Brasil

Equipamentos da COVIDEO, setor responsável por transmitir a aula inaugural por webconferência

 O Campus EaD realizou nesta segunda-feira (10) a aula inaugural do curso de pós-graduação em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos na modalidade EaD.

A aula aconteceu no estúdio de TV do Campus EaD e foi transmitida por webconferência para os 30 polos de apoio da especialização, distribuídos nas cinco regiões do país. A intenção era apresentar o curso para os 1.500 alunos, professores e interessados no assunto. 

Professor Luis Alcoforado, da Universidade de Coimbra.

Iniciada pelo professor Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, a aula introdutória abordou a Educação de Jovens e Adultos em Portugal, tratando das heranças, apostas e desafios que abarcam suas metodologias e práticas de ensino. 

Professor e coordenador do curso, Otávio Tavares.

 Em seguida, o coordenador do curso Otávio Augusto de Araújo Tavares falou sobre a trajetória da EJA e PROEJA no Brasil e no IFRN, trazendo as legislações que possibilitaram a criação dos cursos e o avanço desse tipo de educação no país. Logo após, uma apresentação das disciplinas, módulos, qualificações e de toda a estrutura curricular da nova especialização foi realizada, concluindo-se com a exposição da equipe de gestão do curso, composta por coordenadores e professores do módulo I. 

“Essa é uma oportunidade concreta que pode mobilizar mais pessoas a buscarem uma nova qualificação. O desafio, entretanto, é motivar e fazer um acompanhamento continuado para que esses alunos continuem engajados’’, ressaltou o professor Otávio Tavares. “Acredito na Educação a Distância, entretanto, o material didático produzido deve ter um cuidado especial, uma vez que este aluno precisa ser motivado a distância”. 

Alunos e professores puderam acompanhar a aula dos polos de apoio.

Como encerramento, a aula contou com a presença do professor Helder Pacheco, que mostrou o ambiente virtual de aulas que será utilizado, o Moodle. O objetivo era dar aos novos alunos uma noção de como navegar pelo sistema, passando pela área de materiais didáticos, fórum para dúvidas e discussões, videoaulas e todas as demais funções dessa importante ferramenta. 

Em Natal, a aula também foi transmitida em um dos auditórios do Campus EaD do IFRN, enquanto em Mossoró a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) foi o segundo ponto de apoio no Rio Grande do Norte.

 

Sobre o curso

A Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado à Educação de Jovens e Adultos – EJA, Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade à distância, é um curso ofertado pelo Campus EaD do IFRN em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O objetivo é melhorar a educação pública no país através da formação continuada de gestores, professores, tutores da EaD e técnicos educacionais interligados à Educação de Jovens e Adultos nas rede federal, municipal e estadual de ensino. Com uma carga horária de 480 horas, a especialização foi dividida em quatro módulos com previsão de execução de dois anos.

Ao final do curso, esse profissional receberá o diploma de Especialista em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrado à Educação de Jovens e Adultos ou Especialista em Práticas Assertivas em Gestão da Educação Profissional Integrado à Educação de Jovens e Adultos, a depender do itinerário formativo escolhido pelo discente no início do curso.

 

ACESSE A AULA INAUGURAL NA ÍNTEGRA

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO