DIPLOMAS E CERTIFICADOS – Clique aqui e saiba como agendar a entrega do seu documento

Com base nas orientações institucionais descritas na página do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (para visualizar, clique aqui), o IFRN concluiu a transição da emissão dos seguintes diplomas e certificados, antes impressos, para o formato digital:

• Todos os certificados de cursos FIC emitidos a partir de 2021;
  • Todos os certificados do curso de Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão para EP e EJA;
  • Todos os certificados dos demais cursos de Especialização e Técnicos-Subsequentes emitidos a partir de 14/12/2021.

Se você se encontra em algum desses critérios, poderá acessá-lo por meio do computador. O procedimento é simples: assim que o Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste e o Reitor do IFRN realizarem a assinatura digital no seu diploma, o documento será emitido digitalmente no SUAP. Para baixar o documento, faça o login no SUAP, clique em “Diplomas / Certificados” e, em seguida, clique no link de download. O seu diploma e o histórico serão enviados para o e-mail cadastrado no seu perfil e ficarão disponíveis também no botão “Documentos”, via SUAP.

Os seguintes documentos continuam sendo emitidos em formato impresso:

• Todos os diplomas/certificados emitidos até janeiro/21
  • Os diplomas emitidos a partir de fevereiro/21, que não se enquadram na emissão digital informada anteriormente.

Nesses casos, a retirada deve ocorrer presencialmente no Campus. O processo para a retirada do documento físico começa com o agendamento, que deve ser feito via SUAP: entre com login e senha no sistema, informe a data e a hora para comparecer ao campus, incluindo nas observações o nome completo e matrícula do(s) documentos que irá retirar.

Após o ato do agendamento, o estudante precisa aguardar o deferimento, que será informado no próprio sistema. É importante conferir o resultado da solicitação antes de comparecer no dia e horário solicitados. Os horários disponíveis para agendar são de quarta à sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h às 16h.

Quem pode agendar?
  • Alunos que receberam e-mail da Secretaria Acadêmica com a confirmação e disponibilidade do diploma ou do certificado impresso;
  • Alunos que tiveram o registro do diploma ou do certificado em uma aba exclusiva na área da matrícula do SUAP até dezembro/2021 e o diploma digital não está disponível para download no SUAP;
  • Alunos que tiveram o processo de solicitação de diploma ou de certificado atendido e já finalizado com a informação sobre a emissão do diploma impresso.

O que é preciso levar para fazer a retirada?

O aluno deve portar a carteira de identidade ou outro documento oficial com foto.

Quem pode retirar?

A retirada pode ser feita pelo próprio aluno, o interessado, ou qualquer outra pessoa que esteja portando uma procuração datada e assinada (pode ser feita à mão e não precisa ser autenticada em cartório). Para isso, disponibilizamos aqui um modelo a ser utilizado.

Os diplomas e certificados passarão a ser entregues a partir do dia 18 de novembro de 2020, na recepção da entrada principal do Campus Natal – Central.

Como abrir o processo de solicitação de diploma/certificado?

Caso ainda não tenha dado entrada em seu processo de solicitação de diplomas, acesse o link abaixo, para maiores informações:

Observação: alunos de cursos FIC não precisam solicitar via processo, pois o coordenador do curso já é responsável por solicitar o diploma de todos os aprovados no curso.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail com nome, matrícula, curso e pergunta para seac.zl@ifrn.edu.br.

O interessado deve comparecer ao campus sem acompanhante, utilizando máscara facial e deve aceitar ser submetido a procedimentos protocolares de biossegurança como, por exemplo, aferição de temperatura.