Tutorial para entrega de diplomas

tutorial

Para solicitar o diploma, o aluno deve seguir os seguintes passos:

PASSO 1: Reunir os documentos

• Cópia do Registro Geral/Identidade (RG) – Não aceitamos carteiras de motorista;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia da Certidão de nascimento/casamento;
  • Nada consta da biblioteca (em qualquer uma das bibliotecas do IFRN);
  • Requerimento de solicitação assinado e datado (marque a opção “Outros” e escreva “solicitação de diploma”).

Para ter acesso ao requerimento, clique aqui.

Obs: Os alunos dos Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC – não necessitam solicitar seus diplomas individualmente. A responsável pela solicitação é a coordenação de cada curso. Portanto, verifique com a sua coordenação se o processo de solicitação já foi enviado à Secretaria Acadêmica do Campus EaD do IFRN.

PASSO 2: Dar entrada no protocolo

• Procurar o setor de Protocolo no Campus do IFRN mais próximo do seu Polo;
  • Dar entrada no processo de solicitação do diploma, encaminhando-o à SEAC/EaD;
  • Guardar o número do protocolo para acompanhamento via SUAP.

PASSO 3: Visualizar a situação no SUAP

• Entre no site do SUAP (suap.ifrn.edu.br) e clique em “Consulta de Processos”;
  • Visualize a situação do seu processo e acompanhe se o diploma está disponível para entrega.

PASSO 4: Retirar o diploma na Secretaria Acadêmica do Campus EaD

• Quando o seu diploma for impresso e expedido, irá aparecer o numeral 1 na aba Diplomas/Certificados do SUAP, porém ainda faltam as assinaturas do Diretor-Geral do Campus EaD e do Reitor do IFRN. Verifique através do número do processo (em “Consulta de Processos”) se realmente seu diploma está disponível para ser retirado. Na dúvida, ligue para a Secretaria Acadêmica no telefone 3092.8916.
  • Quando o seu diploma for impresso, expedido e estiver finalmente assinado, retire o documento na Secretaria Acadêmica do Campus EaD, localizado na Av. Senador Salgado Filho, 1559, Natal-RN (em frente ao Shopping Midway Mall). Vale lembrar que o Campus EaD não envia o certificado por e-mail, Correios ou qualquer outra forma de entrega de documentos.

Obs: Qualquer pessoa pode retirar o diploma, desde que o aluno envie uma procuração simples assinada (não precisa que esta seja autenticada em cartório).

Para ter acesso ao modelo de procuração, clique aqui.

Cuidados antes de solicitar o diploma

• O prazo para a emissão do diploma é de 30 dias;
  • O aluno já deve ter entregue a versão final de seu Trabalho de Conclusão de Curso (para os casos que precisam de TCC) e deve também verificar se a coordenação do curso já cadastrou o TCC no Q-Acadêmico/SUAP;
  • O aluno já deve ter entregue o Termo de Compromisso e o relatório final em caso de Estágio (para os cursos técnicos e de graduação);
  • O aluno deve verificar se a situação está concluída no Q-Acadêmico/SUAP (aba “Requisitos de Conclusão”). Após a emissão do diploma/certificado, não será possível alteração de nota ou de outras discussões.