Diplomas e Certificados

Todos os diplomas e certificados dos cursos do Campus Natal – Zona Leste são assinados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo, portanto, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Os documentos são concedidos aos alunos que integralizarem toda a carga horária do curso, alcançando a nota suficiente para a sua aprovação.

Os diplomas e certificados são concedidos conforme o curso concluído:

• Diploma: cursos técnicos e de graduação;
  • Certificado: cursos de extensão, de especialização e de Formação Inicial e Continuada.

Clique nos quadros abaixo para saber como solicitar o seu documento.

COMO DEVO SOLICITAR MEU DIPLOMA DE CURSO TÉCNICO?

Para solicitar o diploma de curso técnico, o(a) aluno(a) precisa seguir os seguintes passos:

PASSO 1: Reunir os documentos

• Cópia do Registro Geral/Identidade (RG) – Não aceitamos carteiras de motorista;
  • Nada consta da biblioteca (em qualquer uma das bibliotecas do IFRN);
  • Requerimento de solicitação assinado e datado (marque a opção “Outros” e escreva “solicitação de diploma”).

• Procurar o setor de Protocolo no Campus do IFRN mais próximo do seu Polo;
  • Dar entrada no processo de solicitação do diploma, encaminhando-o à Secretaria Acadêmica do Campus Natal – Zona Leste;

• Entre no site do SUAP (suap.ifrn.edu.br) e clique em “Consulta de Processos”;
  • Visualize a situação do seu processo e acompanhe se o diploma está disponível para entrega.

PASSO 4: Retirar o diploma na Secretaria Acadêmica do Campus Natal – Zona Leste

• Quando o seu diploma for impresso e expedido, irá aparecer o numeral 1 na aba Diplomas/Certificados do SUAP, porém ainda faltam as assinaturas do Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste e do Reitor do IFRN. Verifique através do número do processo (em “Consulta de Processos”) se realmente seu diploma está disponível para ser retirado. Na dúvida, ligue para a Secretaria Acadêmica no telefone 3092-8916.
  • Quando o seu diploma for impresso, expedido e estiver finalmente assinado, retire o documento na Secretaria Acadêmica do Campus Natal – Zona Leste, localizado na Av. Senador Salgado Filho, 1559, Natal-RN (em frente ao Shopping Midway Mall). Vale lembrar que o Campus Natal – Zona Leste não envia o certificado por e-mail, Correios ou qualquer outra forma de entrega de documentos.

Obs: Qualquer pessoa pode retirar o diploma, desde que o aluno envie uma procuração simples assinada (não precisa que esta seja autenticada em cartório).

• O prazo para a emissão do diploma é de 30 dias;
  • O aluno já deve ter entregue a versão final de seu Trabalho de Conclusão de Curso (para os casos que precisam de TCC) e deve também verificar se a coordenação do curso já cadastrou o TCC no Q-Acadêmico/SUAP;
  • O aluno já deve ter entregue o Termo de Compromisso e o relatório final em caso de Estágio;
  • O aluno deve verificar se a situação está concluída no Q-Acadêmico/SUAP (aba “Requisitos de Conclusão”). Após a emissão do diploma/certificado, não será possível alteração de nota ou de outras discussões.

COMO DEVO SOLICITAR MEU DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO?

Para solicitar o diploma de curso de graduação, o(a) aluno(a) precisa seguir os seguintes passos:

• O prazo para a emissão do diploma é de 30 dias;

COMO DEVO SOLICITAR MEU CERTIFICADO DE CURSO DE EXTENSÃO?

Os certificados de cursos de extensão oferecidos pelo Campus Natal – Zona Leste devem ser solicitados diretamente à Coordenação de Extensão, Pesquisa e Inovação.

COMO DEVO SOLICITAR MEU CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO?

Para solicitar o certificado de curso de especialização, o(a) aluno(a) precisa seguir os seguintes passos:

• O prazo para a emissão do diploma é de 30 dias;

COMO DEVO SOLICITAR MEU CERTIFICADO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA?

Os alunos dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) não necessitam solicitar seus diplomas individualmente. A coordenação do Curso FIC é a responsável pela solicitação junto à Secretaria Acadêmica (SEAC/ZL). Portanto, verifique com a sua Coordenação se o processo de solicitação já foi providenciado.

COMO EU POSSO ENTRAR EM CONTATO COM A SECRETARIA ACADÊMICA DO CAMPUS?

A Secretaria Acadêmica do Campus Natal – Zona Leste está disponível em caso de dúvidas. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Telefone: 3092-8916 / 3092-8917

E-mail: seac.ead@ifrn.edu.br