ENTRAMOS NA RETA FINAL! Clique aqui e confira os últimos detalhes do IV SEMEAD

O Campus Natal – Zona Leste (Campus EaD) realiza no período de 15 a 17 de maio deste ano a quarta edição do Seminário Internacional de Educação a Distância (SEMEAD). O evento tem como objetivo estabelecer um debate sobre o atual cenário da Educação a Distância, além das perspectivas teóricas de trabalho na área.

O SEMEAD deste ano tem como tema “Educação a Distância: contextos, tecnologias e construção do conhecimento”, com o propósito de compartilhar as experiências educacionais no ensino a distância. Para isso, o evento conta com uma programação composta por sessões temáticas com a apresentação de trabalhos científicos, palestras, minicursos, comunicações orais e mesas redondas com discussões sobre temas da área.

Palestrantes confirmados

prof. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado

A Conferência de Abertura do Seminário será com oprofessor Dr. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, da Universidade de Coimbra. A palestra tem como tema “Políticas educativas, dinâmicas educacionais e tecnologias”. Joaquim Luís é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma instituição. Além disso, atua como investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX). Na docência, suas pesquisas estão ligadas às temáticas de Educação e Formação de Adultos, Animação Sociocultural, Educação para as Carreiras, Sociologia do Trabalho e do Emprego e Formação, Trabalho e Desenvolvimento Profissional.

prof. Bento Duarte da Silva

Para finalizar o IV SEMEAD, a Conferência de Encerramento também já está confirmada: será com o professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), Dr. Bento Duarte da Silva, e tem como tema “Desafios da EaD em tempos da cibercultura, mobilidade e ubiquidade”. Duarte possui Doutorado em Educação na área da Tecnologia Educativa e é autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na concessão, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação, particularmente na Educação Online.

Minicursos

A quarta edição do SEMEAD proporcionará aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimento por meio de conferências, minicursos e mesas-redondas, que buscam de forma interativa a disseminação de boas práticas para a Educação a Distância.

O minicurso “Plataforma OBAMA: ferramenta para acesso a objetos de aprendizagem e produção colaborativa de planos de aula para Matemática” terá como ministrante o professor do Instituto Metrópole Digital da UFRN, Dr. Dennys Leite Maia. Ele falará sobre a plataforma que ajuda no ensino da Matemática por meio de um ambiente repleto de recursos para desktop, aplicativos para dispositivos móveis, categorizados com critérios pedagógicos.

Outra atividade desse tipo será feita pelo professor Me. Everton Fagner Costa de Almeida, da Universidade Potiguar (UnP), que tem como temática central “O uso do PowerPoint na produção de videoaulas”. Ele vai abordar o potencial da utilização do software para a criação de material didático digital. O docente possui experiência nas áreas de sensibilidade ao contexto, sistemas distribuídos, lógica de programação e educação a distância.

Já o minicurso “Produção de jogos educacionais” terá como ministrante o professor Erick Bergamini da Silva Lima, do Campus Natal-Zona Leste do IFRN. O curso pretende discorrer sobre o uso de jogos digitais na educação, demonstrando exemplos de jogos educacionais produzidos com o RPG Maker VX Ace. Em seguida, será apresentada a ferramenta RPG Maker VX Ace, demonstrando como produzir um jogo com conteúdo narrativo de gênero RPG.

Os participantes da oficina “Sala de aula invertida”, do professor Me. Airton Araújo de Souza Júnior, do IFRN, vão vivenciar uma integração de tecnologia com o processo de ensino-aprendizagem, compreendendo os conceitos fundamentais da Sala de Aula Invertida, bem como dicas práticas e vivências de sucesso do método para aulas presenciais e em EaD. Para esse minicurso é essencial que os interessados acessem um vídeo tutorial que será divulgado pela organização do evento dias antes do evento.

Mesas-redondas

A Mesa Redonda I, com o tema “Novas diretrizes, inovação e inclusão: desafios pedagógicos em EaD”, contará com a mediação do professor Dr. João Paulo Queiroz dos Santos, do Campus Natal – Zona Leste do IFRN, e terá a participação dos professores: Dra. Andrea Polleto Sonza (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS); Dr. Alexandre Martins dos Anjos (Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT); e Dr. Daniel Ribeiro Silva Mill (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar).

A segunda mesa-redonda tem como temática “Materiais didáticos multimodais, linguagem e tecnologias”, cujo mediador será o professor Dr. Artemilson Alves de Lima, do Campus Natal – Zona Leste do IFRN. Compondo a mesa, os docentes: Dra. Vânia Soares Barbosa (Universidade Federal do Piauí – UFPI); Dra. Maximina Maria Freire (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP); e Dra. Maria da Penha Casado Alves (Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – SEDIS/UFRN).

Inscrições

As inscrições para o IV Semead seguem no segundo lote até o dia 30 de abril – a partir desta data, os valores serão reajustados, conforme a tabela que está disponível no site do evento. Os participantes que efetivarem a inscrição terão a oportunidade de participar de minicursos, mesas-redondas e demais atividades do encontro.

O prazo para submissão de trabalhos científicos também continua aberto, mas até o dia 21 deste mês. A avaliação dos artigos e pôsteres será feita por uma comissão especializada, que terá como critério a adequação às normas da HOLOS (artigos) e da ABNT (pôster), além da relação com o tema do seminário. Outros pontos de avaliação abrangem a interlocução com a produção da área da EaD, em particular com os temas propostos pela linha temática a que o trabalho foi submetido, e também a originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área do evento, especialmente para a linha temática a que foi submetido.

Comissão organizadora

O Seminário Internacional de Educação a Distância (SEMEAD) está sendo organizado por uma comissão central composta por 11 professores, além da equipe pedagógica do Campus Natal – Zona Leste do IFRN. Na coordenação-geral do evento, está a professora Dra. Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques. A docente é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e possui Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente desempenha suas atividades acadêmicas nas áreas de ensino de Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Letramento e Formação de professores.

A coordenadora-geral do evento afirma que as expectativas são positivas e que a ocasião serve para a discussão dessa modalidade de ensino no atual contexto social do Brasil. “O SEMEAD abre um importante espaço de diálogo e compartilhamento de boas ações que se alinham com os anseios da sociedade para a formação acadêmica”, relata a docente.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Natal-Zona Leste, o pedagogo Alexsandro Paulino de Oliveira, o evento é uma forma de inserir cada vez mais a instituição em uma posição estratégica de centro de discussão da temática. “O SEMEAD é um evento que reúne professores, pesquisadores e profissionais da educação a distância de várias partes do Brasil e do mundo. Realizar a quarta edição deste evento é colocar Natal e o IFRN como polos de conhecimento e troca de informações nesta área. Para nós, do Campus Natal-Zona Leste, é uma responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, um enorme prazer. Temos uma equipe competente envolvida na organização e tenho certeza que será um sucesso”, finaliza.