FIC em Formação em Educação a Distância

A oferta do Curso de Formação EaD foi implementado como forma de trazer para os profissionais de educação, um conjunto de conteúdos necessários à compreensão e à utilização dos recursos, da linguagem e das metodologias próprios da educação a distância.

[coordenador_do_curso 14]

O aluno deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite atuar com um ambiente virtual de aprendizagem, refletindo sobre os princípios, a natureza e os saberes necessários para a atuação em cursos ofertados pelo IFRN, institucionalmente, ou através de convênios UAB/IFRN na modalidade a distância.

O Câmpus EaD do IFRN apresenta, na área dedicada à capacitação, infraestrutura arquitetônica que proporciona acesso facilitado aos portadores de necessidades especiais, em conformidade com a Portaria Ministerial 1.679/99.
As atividades acadêmicas dessa unidade educacional são desenvolvidas em prédios com ampla área livre e espaços de aprendizagem, como: sala de treinamento, laboratórios de informática, sala de projeções/audiovisual, dentre outros espaços que divide com o Câmpus Natal Central, tais como centro de convivência, pátio de alimentação, biblioteca, complexo desportivo e de lazer, assim como estacionamento próprio.
Os laboratórios de Informática são devidamente equipados com micro-computadores, ligados em rede e à rede mundial de computadores com a manutenção sistemática e periódica. Os microcomputadores dos laboratórios de uso geral possuem os softwares necessários ao desenvolvimento do curso e o acesso é facultado para realização de trabalhos.
Os quadros 2 e 3 deste documento apresentam detalhamentos referentes a instalações de equipamentos e de infraestrutura necessários ao funcionamento do Curso de FIC em Formação em EaD.

O acesso ao curso será realizado por diversas vias, dependendo da necessidade de capacitação da instituição. O curso é etapa do processo seletivo para tutores e professores pesquisadores do sistema Universidade Aberta do Brasil no IFRN, portanto, todos que passam nas três primeiras etapas do processo seletivo estão automaticamente matriculados no curso.

O curso também pode ser ofertado por demanda, ou seja, na medida em que for solicitado por outros campi do IFRN, assim como por outras instituições, de acordo com os termos de cooperação técnica realizados com o Câmpus EaD. Também pode ser ofertado à comunidade, no modelo de formação continuada, podendo ser aberto edital que definirá os aspectos do processo seletivo.

A matriz curricular do curso FIC em Formação em EaD, na modalidade a distância, está organizada por disciplinas em regime modular, totalizando 04 disciplinas, distribuídas em 04 módulos, na proporção de 04 semanas para cada módulo, com duração de aproximadamente 04 meses. O Quadro 2 deste documento descreve a matriz curricular do Curso e os Anexos I a II no Projeto Político Pedagógico apresentam os programas das respectivas disciplinas.