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Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio

O curso de especialização, na modalidade a distância, em Ensino de Matemática para o Ensino Médio tem por objetivo a qualificação de professores com nível superior em Matemática que trabalhem, principalmente na rede pública do estado do Rio Grande do Norte nos ensinos fundamental e/ou médio.

A especialização propõe-se a contribuir para a elevação da qualidade da educação básica, em especial a pública, formando Especialistas através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de contribuir com a formação humana integral e com o desenvolvimento socioeconômico da nossa região articulado aos processos de democratização e justiça social.

Atualmente, o curso é ofertado nos polos de apoio presencial de Mossoró, Parnamirim, Natal, São Gonçalo do Amarante e Grossos.

Coordenador: Helenice Lopes Barbosa
Contato: (84) 3092-8934 | espem.ead@ifrn.edu.br

Perfil Profissional

Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da área de Ciências Exatas e da Terra e que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de:

  • Criar, organizar e compartilhar novos conhecimentos acerca da Matemática;
  • Explorar a interdisciplinaridade de forma fundamentada com outras áreas de conhecimentos;
  • Compreender conceitos importantes ao estudo da Matemática, contextualizando e repesando o ensino da Matemática;
  • Refletir sobre a sua prática pedagógica, criando e incorporando novas propostas ao ensino;
  • Perceber a importância da experimentação no ensino da Matemática;
  • Contextualizar e estabelecer significados aos conteúdos matemáticos trabalhados no Ensino Médio;
  • Utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação visando a melhoria da prática docente.

A natureza do curso exige metodologias interdisciplinares com estratégias participativas, laboratoriais e oficinas práticas, que permitam vivenciar e atuar de modo teórico-prático, fazendo interagir as concepções da experiência interdisciplinar, que emergem e são ressignificadas no diálogo com o campo conceitual e prático.

Recursos Didáticos e Infraestrutura

O curso de especialização é idealizado para professores de matemática que estão atuando no Ensino Médio, com proposta central de estimular a reflexão do professor sobre a sua própria prática docente. Para o desenvolvimento dos conteúdos, serão organizados, dentre outros, os seguintes recursos didáticos:

  • Textos escritos de apoio aos estudos, por disciplina;
  • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) para comunicação entre sujeitos e a disponibilização de textos complementares;
  • Encontros presenciais para a troca de experiências, de forma cooperativa, e a inserção de práticas alternativas ao currículo tradicional;
  • Sistema de acompanhamento (Tutoria).

O IFRN, por intermédio da DED/CAPES, disponibilizará aos estudantes a estrutura existente nos polos ou campus, com infraestrutura técnica e pedagógica, laboratório de computação e biblioteca, para as atividades presenciais e como base de apoio para os estudos durante todo o curso.

No desenvolvimento do curso, serão realizados encontros presenciais destinados a discussões temáticas com os professores das disciplinas, orientações, oficinas, avaliações de aprendizagem e apresentações de monografias.

Os encontros presenciais serão realizados no início e no decorrer de cada semestre. No início do curso, servirão para oferecer uma visão geral da dinâmica do curso e da modalidade a distância. Será realizado também treinamento para uso adequado do AVEA. No início de cada semestre, haverá entrega dos materiais didáticos e do calendário.

Requisitos e Formas de acesso

O curso de especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio destina-se a portadores de diploma de graduação em Matemática e áreas afins, que estão atuando nos sistemas de ensino e ministram aula no ensino fundamental e/ou médio.

O acesso ao curso poderá ser feito através de processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para um total de 115 vagas por oferta. Na sua primeira oferta são destinadas 25 vagas para o polo de Grossos, 30 vagas para o polo de Natal, 30 vagas para o polo de São Gonçalo do Amarante e 30 vagas para o polo de Parnamirim.

Estrutura curricular

A estrutura curricular do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, na modalidade a distância, observa as determinações legais presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº. 9.394/96), na Resolução CNE/CES nº. 01/2007 e no Projeto Político-Pedagógico do IFRN.

Dentre os princípios e as diretrizes que fundamentam o curso, destacam-se: estética da sensibilidade; política da igualdade; ética da identidade; inter e transdisciplinaridade; contextualização; flexibilidade e intersubjetividade.

O curso está organizado em módulos compostos por disciplinas, com uma carga-horária total de 440 horas, sendo 360 horas destinadas às disciplinas e 80 horas a um trabalho de conclusão de curso (TCC).

O primeiro módulo, de 80 horas, integra o núcleo básico do curso e instrumentalizam o aluno no sentido de capacitá-lo quanto ao uso da informática básica e ao uso adequado das novas tecnologias. O segundo módulo, de 120 horas, busca seduzir o cursista ao longo de três atividades experimentais para a aprendizagem da Matemática, envolvendo um jogo, uma modelagem e um desafio. Quanto ao terceiro e o quarto módulos, de 80 horas cada, buscam envolver o cursista com o conhecimento científico, por meio de três disciplinas de conteúdos matemáticos e uma disciplina pedagógica com repercussão direta sobre a prática cotidiana em sala de aula.

Por fim, o quinto módulo, de 80 horas, busca redimensionar a atuação do professor em sala de aula, mediante o planejamento, o desenho metodológico e a aplicação de uma unidade didática inovadora, nos moldes das Aulas do Portal do MEC, por meio de uma disciplina de metodologia científica e finalizando com a apresentação de uma monografia ou artigo científico.

O Quadro 1 descreve a listagem de disciplinas do curso e o Anexo I apresenta as ementas e programas das disciplinas.

Dessa forma, o Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio está fundamentado nos dispositivos legais que tratam dos cursos de especialização na modalidade a distância, a saber:

  • Decreto nº. 5622, de dezembro de 2005, o qual regulamenta ao Artigo 80, que trata da EaD, da Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
  • Parecer CNE/CES nº. 142/2001 e Resolução nº 01, de 03 de abril de 2001, que estabelecem normas de funcionamento para cursos de pós-graduação;
  • Portaria MEC nº 1050/2008 e portaria MEC nº 1369/2010, publicada no D.O.U. em 8 de dezembro de 2010, que credenciam o IFRN a ofertar cursos na modalidade da educação a distância;
  • Resolução nº 33, de 20 de dezembro de 2010, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato Sensu em nível de especialização.

O curso então está organizado em dez disciplinas instrucionais agrupadas em quatro módulos e ministradas sequencialmente.

Projeto Pedagógico do curso

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio.

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