Tecnologia em Gestão Ambiental

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, na modalidade a distância, tem como objetivo formar profissionais com competência para compreender e analisar criticamente as atividades tecnológicas, econômicas, produtivas e sociais que possam causar impactos ao meio ambiente, e propor alternativas preventivas e/ou corretivas, de solução e/ou de prevenção, para a melhoria e conservação da qualidade ambiental. Duração do curso é de SEIS semestres, com carga horária de 2.294.

Atualmente, o curso é ofertado nos polos de apoio presenciais de Caraúbas, Guamaré, Macau, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Coordenador: Cristina de Souza Bispo
Contato: (84) 3092-8919 | tecga.ead@ifrn.edu.br

O profissional egresso do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental deve ser capaz de processar informações, ter senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania, seguindo os seguintes aspectos:

  • Compreender os princípios organizacionais da sociedade e a relação entre saúde, segurança, meio ambiente e os sistemas biológicos geológicos;
  • Aplicar alternativas metodológicas de prevenção, mitigação e/ou recuperação ambiental;
  • Realizar e interpretar análises laboratoriais e de campo das características físicas, químicas e biológicas do ar, das águas, efluentes e resíduos sólidos;
  • Interpretar tratamento de águas, efluentes e resíduos sólidos, através de metodologia e tecnologia adequadas;
  • Atuar na organização e na coordenação de equipes multidisciplinares de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA);
  • Elaborar planos de acompanhamento e monitoramento de impactos ambientais e implementar sistemas de gestão ambiental em todos os setores de empresas públicas e privadas;
  • Organizar e coordenar campanhas, cursos e treinamentos nas áreas de educação ambiental, poluição ambiental e saúde ambiental;
  • Realizar diagnóstico ambiental emitindo parecer técnico e aplicando normas técnicas nas atividades específicas.

Para atender às especificidades relativas às funções dos polos, cada um deles deve contar com uma infraestrutura que disponha de, pelo menos, os seguintes espaços:

  • 02 salas de aula equipadas com recursos de multimídias para as atividades presenciais e avaliações;
  • 02 laboratórios de Informática, cada um equipado com 25 computadores conectados à Internet e duas impressoras;
  • 01 biblioteca, com acervo básico nas áreas de conhecimento do curso;
  • 01 videoteca, com material audiovisual de apoio;
  • 02 salas de atendimento de tutoria com linha telefônica 0800, computador e impressora;
  • 01 sala de professores e tutores com computador e impressora;
  • 01 sala equipada com as tecnologias para videoconferência;
  • 01 sala para secretaria acadêmica e de coordenação do polo;
  • 01 laboratório móvel de microbiologia.

Além disso, os polos contam com outros equipamentos e materiais para uso didático, tais como: revistas, softwares específicos, materiais didáticos para oficina, videocassetes e DVD’s, projetores de slides e projetores multimídia.
Os polos também devem estar adaptados à recepção e permanência de estudantes e profissionais com necessidades educacionais especiais. Para tanto, devem contar em sua infraestrutura física com rampas de acesso, portas que permitam a entrada de cadeira de rodas, banheiros adaptados, carteiras para canhotos etc.
Cada polo deve contar ainda com uma biblioteca com condições para consulta ao acervo e estudo. É fundamental que os polos disponham dessa infraestrutura mínima uma vez que eles contribuem para a permanência do estudante no curso, estabelecendo interatividade entre o estudante e a entidade executora.

O acesso ao Curso Técnico Subsequente em Guia de Turismo Regional, na modalidade a distância, destinado a portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, poderá ser feito através de:

  • Processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para o primeiro período do curso; ou
  • Transferência ou reingresso, para período compatível.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao curso, pelo menos 50% (cinquenta por cento) das vagas oferecidas a cada entrada poderão ser reservadas para alunos que tenham cursado do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em escola pública.

A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime seriado semestral, divida em módulos. A carga-horária total é de 1.390 horas, sendo 920 horas destinadas às disciplinas de bases científica e tecnológica e 400 horas à prática profissional.

As disciplinas que compõem a matriz curricular deverão estar articuladas entre si, fundamentadas nos conceitos de interdisciplinaridade e contextualização. Orientar-se-ão pelos perfis profissionais de conclusão estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso, almejando uma formação integrada que, articula ciência, trabalho, cultura e tecnologia, assim como a aplicação de conhecimentos teórico-práticos específicos do eixo tecnológico e da habilitação particular, contribuindo para uma sólida formação técnico-humanística dos estudantes.

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