ESPECIALIZAÇÃO PROEJA – Saiba como se matricular

Descreveremos aqui o passo a passo necessário para que os selecionados para os cursos do IFRN possam realizar a sua Matrícula Online.

A matrícula será realizada através da Internet, por meio do Portal Gov.BR do Governo Federal. Antes de dar início ao processo de matrícula, você precisa estar de posse de uma cópia digital dos seguintes documentos:

Passo a Passo para a Matrícula:

Primeiro, crie a sua conta no Portal Gov.BR (se já possui cadastro, realize o “Passo 1” e salte para o “Passo 7”)

Passo 1: acesse o site https://sso.acesso.gov.br/login

Obs.: clicando na imagem acima, você também será direcionado ao site https://sso.acesso.gov.br/login

Passo 2: clique no botão “Crie sua conta gov.br”

Passo 3: sugerimos que escolha a opção “Número do CPF”

Passo 4: informe número e nome completo, conforme consta no seu CPF e clique em “Avançar”

Passo 5: selecione as informações corretas, conforme o seu cadastro no CPF e clique em “Avançar”

Passo 6: para concluir o cadastro, habilite a utilização do mesmo e crie uma senha de acesso (segura)

Passo 7: pronto! Acesse o portal Gov.BR, informando o seu CPF e senha

Acesse o serviço de MATRÍCULA através do Portal Gov.BR

Passo 8: busque pelos serviços do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), selecione o serviço “Matricular-se em curso de Pós-Graduação – IFRN” e clique em “Enviar”

O serviço também pode ser acessado diretamente, através do endereço: https://www.gov.br/pt-br/servicos/matricular-se-em-curso-de-pos-graduacao-ifrn

Obs. No primeiro acesso ao serviço você deve autorizar o uso de dados pessoais.

Passo 9: na visualização do serviço, clique em “Solicitar”

Passo 10: selecione o Edital para o qual você foi aprovado e clique em “Enviar”

Passo 11: preencha todas as informações, atentando para as informações obrigatórias e aquelas para as quais precisa fazer o upload de um arquivo (cópias digitais)

Obs.: ATENTE para escrever o seu nome completo (e demais nomes solicitados) em letras minúsculas, com as iniciais de cada nome em maiúsculas, por questão de padronização (p.ex.: “João Oliveira da Silva”).

Passo 12: os dados são solicitados em ETAPAS, ao final de cada uma delas, clique em “Enviar”

Obs.1: na ilustração abaixo podem ser vistos campos de texto a serem preenchidos e campos que requerem o upload de um arquivo (nas extensões – docx, doc, pdf, jpg, jpeg ou png).

Obs.2: na última etapa do preenchimento, o candidato precisa assinalar a confirmação de algumas declarações: indicando estar ciente das normas institucionais e implicações legais das informações prestadas, além da confirmação da veracidade das informações preenchidas.

Obs.3: após assinalar a confirmação nas declarações solicitadas e clicar em “Enviar”, o sistema exibe uma mensagem indicando que a solicitação da matrícula foi concluída com sucesso pelo candidato. Restando ao mesmo, aguardar a avaliação das informações fornecidas pela Secretaria Acadêmica do campus responsável pela oferta dos cursos.

Passo 13: na etapa de validação das informações preenchidas, podem ser identificados problemas ou inconsistências nas mesmas. Nesse caso, será enviado um e-mail informativo para o endereço fornecido

Passo 14: caso receba um e-mail com essas características, acesse o sistema através de um LINK enviado no e-mail e corrija as informações criticadas, submetendo novamente ao final

Passo 15: não havendo mais problemas com as informações fornecidas a matrícula é processada, e o estado da sua solicitação passa para “Atendido”