PROGRAMA NOVOS CAMINHOS – PRIMEIRA OFERTA

Nós sabemos: esse período de isolamento social está sendo difícil para todos. Por isso, o IFRN lançou em maio de 2020 vários cursos de capacitação a distância – e o melhor: tudo de graça!

Ao todo, foram 5.400 vagas em 10 cursos de educação profissional e tecnológica. Para estudar, o único pré-requisito foi ter concluído o Ensino Fundamental.

Todos os cursos fazem parte do programa Novos Caminhos, do Governo Federal. Ao concluir os estudos, portanto, os alunos receberão certificado com o selo da rede federal de ensino.

Quer saber mais sobre os cursos? Clique nos links abaixo e bons estudos!

Perfil Profissional: auxiliar nos serviços de alimentação; preparar e servir refeições escolares segundo orientações de nutricionista ou cardápio; higienizar os ingredientes, utensílios e ambientes de serviço seguindo os padrões de higiene e segurança alimentar estabelecidos pela legislação vigente.

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Carga horária: 160h

Número de vagas: 200 vagas

Perfil Profissional: orientar usuários dos telecentros para o uso democrático e gratuito das tecnologias de informação e comunicação (TIC), dos serviços de governo eletrônico e facilita a produção de conhecimento com o uso das TIC; capacitar o usuário a manusear as ferramentas de pesquisa e nos processos de participação em redes sociais para o desenvolvimento econômico, social, pessoal e da cidadania; informar sobre as normas e políticas de segurança da informação e respeito à propriedade intelectual.

Carga horária: 400h

Número de vagas: 200 vagas

Perfil Profissional: executar processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas; atender fornecedores e clientes; fornecer e receber informações sobre produtos e serviços; tratar documentos variados.

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Número de vagas: 400 vagas

Perfil Profissional: desenvolver atividades administrativas nas instituições de ensino com sistematizações e procedimentos voltados para os serviços de apoio à secretaria; prestar informações e manter atualizado o arquivo de legislação e de documentação da unidade escolar; operacionalizar os processos de matrícula, transferência, organização de turmas e registros do histórico escolar dos estudantes.

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Número de vagas: 500 vagas

Perfil Profissional: realizar manutenção e instalação em infraestrutura física, sistemas operacionais, aplicativos e equipamentos ativos de rede de computadores.

Carga horária: 200h

Número de vagas: 500 vagas

Perfil Profissional: realizar manutenção em computadores; documentar, montar, instalar, reparar e configurar computadores e dispositivos de hardware (periféricos); identificar, Instalar e configurar sistemas operacionais e software aplicativos.

Carga horária: 160h

Número de vagas: 400 vagas

Perfil Profissional: utilizar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos na organização de dados e sistemas computacionais.

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I completo

Número de vagas: 400 vagas

Perfil Profissional: realizar a manutenção e programação de sistemas computacionais, podendo utilizar banco de dados; documentar as etapas do processo.

Número de vagas: 400 vagas

Perfil Profissional: desenvolver e manter projetos para a web; utilizar linguagens de programação, banco de dados e recursos para a segurança da informação; utilizar recursos de imagens, vídeos, animações, linguagens de marcação e folha de estilo para desenvolvimento web.

Número de vagas: 500 vagas

Perfil Profissional: apresentar os produtos e serviços da empresa; negociar e argumentar a venda; preparar mercadorias para venda; prestar serviços ao cliente; demonstrar produtos; executar a venda e a pós-venda; expor mercadorias no ponto de venda; registrar a entrada e a saída de mercadorias.

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Resultados

Se você se inscreveu em um dos cursos acima, chegou a hora de conferir o Resultado Final e os resultados para o preenchimento de vagas remanescentes! Para isso, clique nos botões abaixo:

Matrículas

E aí, foi aprovado(a) para o curso de Agente de Inclusão Digital? A próxima etapa agora é dar início ao processo de matrícula. Mas fique atento(a), porque o prazo para matriculas das vagas remanescentes já começou e segue até as 23h59 do dia 30 de junho.

Para você não ter nenhuma dúvida sobre como proceder, a gente preparou um passo a passo. Clique no botão abaixo e confira:

Atenção ao preencher os locais solicitados:

Exemplo de foto 3×4
Exemplo de documento de identificação oficial com foto (frente e verso)

Início das aulas

Depois de se inscrever, ser aprovado e se matricular, chegou o momento tão aguardado: de começar a estudar!

Clique no link abaixo para acessar a aula inaugural da primeira oferta do Programa Novos Caminhos:

Estou com dúvidas. E agora??

Fique tranquilo(a)! Envie a sua mensagem para novoscaminhos@ifrn.edu.br ou pelo WhatsApp (84.3092-8923). Em breve, nós entraremos em contato com você.

Ficou curioso(a) e quer saber mais informações sobre o Programa Novos Caminhos? Então assista ao vídeo: