Busca

TERCEIRA OFERTA – Clique aqui, confira a lista de aprovados nas vagas remanescentes e saiba como se matricular

Nós sabemos: esse período de isolamento social está sendo difícil para todos. Por isso, o IFRN está lançando novas vagas em vários cursos de capacitação a distância – e o melhor: tudo de graça!

Ao todo, a segunda oferta irá oferecer 3.200 novas vagas em 4 cursos de educação profissional e tecnológica. Para estudar, o único pré-requisito é ter concluído o Ensino Fundamental.

Todos os cursos fazem parte do programa Novos Caminhos, do Governo Federal. Ao concluir seus estudos, portanto, você receberá certificado com o selo da rede federal de ensino.


Quer saber mais sobre os cursos? Clique nos links abaixo e bons estudos!

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Perfil Profissional: executar processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas; atender fornecedores e clientes; fornecer e receber informações sobre produtos e serviços; tratar documentos variados.

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental completo

Carga horária: 160 horas

Número de vagas: 1000 novas vagas

ASSISTENTE DE SECRETARIA ESCOLAR

Perfil Profissional: desenvolver atividades administrativas nas instituições de ensino com sistematizações e procedimentos voltados para os serviços de apoio à secretaria; prestar informações e manter atualizado o arquivo de legislação e de documentação da unidade escolar; operacionalizar os processos de matrícula, transferência, organização de turmas e registros do histórico escolar dos estudantes.

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental completo

Carga horária: 180 horas

Número de vagas: 1000 novas vagas

PROGRAMADOR DE SISTEMAS

Perfil Profissional: realizar a manutenção e programação de sistemas computacionais, podendo utilizar banco de dados; documentar as etapas do processo.

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental completo

Carga horária: 200 horas

Número de vagas: 800 novas vagas

PROGRAMADOR WEB

Perfil Profissional: desenvolver e manter projetos para a web; utilizar linguagens de programação, banco de dados e recursos para a segurança da informação; utilizar recursos de imagens, vídeos, animações, linguagens de marcação e folha de estilo para desenvolvimento web.

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental completo

Carga horária: 200 horas

Número de vagas: 200 novas vagas

Editais e Resultados

Para conferir os editais deste processo seletivo, clique nos botões abaixo:

Para conferir os resultados, clique nos botões abaixo:

Previsão para o início das aulas: 21 de setembro de 2020.

Matrículas

E aí, foi aprovado(a) nas vagas remanescentes em um dos nossos cursos? A próxima etapa agora é dar início ao processo de matrícula. Mas fique atento(a), porque o prazo para matriculas das vagas remanescentes será da 0h do dia 22 de setembro (terça-feira) às 23h59 do dia 23 de setembro.

Para você não ter nenhuma dúvida sobre como proceder, a gente preparou um passo a passo. Clique no botão abaixo e confira:

Atenção ao preencher os locais solicitados:

Exemplo de foto 3×4
  • Nome social – preencher apenas em caso de pessoa transexual ou qualquer outro gênero que adota nome diferente do nome oficialmente registrado, mas que não reflete sua identidade de gênero;
  • Foto – a foto a ser enviada deve ser no padrão 3×4 (foto utilizada para a emissão de documentos), página inteira, na posição vertical e preferencialmente com um fundo branco ou claro. Evite fotos de redes sociais;
  • Os alunos menores de 18 anos devem informar o CPF, e-mail e telefone de contato de um responsável, informando seu grau de parentesco;
  • Documentos obrigatórios – documento de identificação oficial com foto deve ser anexado frente e verso, ou seja, o documento só é considerado completo se colocada a parte da foto e a dos dados gerais (parte de trás do documento). Caso esteja com dificuldade de transformar duas fotos em arquivo único para envio, pode-se usar ferramentas como Word (copiando e colando mais de uma imagem e salvando o documento) ou aplicativos de colagens de fotos disponível em celulares smartphone;
  • O título eleitoral deve ser anexado e em seguida os comprovantes de votação da última eleição do primeiro e do segundo turno. O envio de apenas um dos comprovantes não comprova que a situação eleitoral do candidato está regular. Caso não tenha os dois comprovantes, uma certidão de quitação eleitoral atualizada pode ser emitida pelo site do TSE, no endereço eletrônico – http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, informando os dados solicitados corretamente. Ainda, em caso de perda ou extravio do título eleitoral, essa certidão substitui o mesmo;
  • Para os candidatos do sexo masculino de 18 a 45 anos é obrigatório o envio do documento de reservista, que também deve ser anexado frente e verso, seguindo as mesmas orientações para o documento de identidade;
  • O documento de certidão de nascimento ou casamento precisa estar legível e completo. Evite enviar fotos ou arquivos cortados ou desfocados. O mesmo vale para os demais documentos;
  • Atenção ao preencher os seus dados. Reserve um tempo para realizar sua matrícula, preencha todos os dados solicitados de acordo com seus documentos e confira tudo antes de enviar.
Exemplo de documento de identificação oficial com foto (frente e verso)

Estou com dúvidas. E agora??

Fique tranquilo(a)! Envie a sua mensagem para novoscaminhos@ifrn.edu.br ou pelo WhatsApp (84.3092-8923). Em breve, nós entraremos em contato com você.


Ficou curioso(a) e quer saber mais informações sobre o Programa Novos Caminhos? Então assista ao vídeo:

Compartilhe esta notícia