Acesso à informação
Busca

Formas de ingresso

O ingresso nos cursos a distância do IFRN é dado através de processos seletivos internos ou externos. São eles: ENEM, sorteio, análise curricular e prova interna. O modo de processo seletivo é aplicado de acordo com a modalidade do curso almejado pelo candidato:

  • Para os alunos que desejam ingressar em algum curso técnico-integrado do IFRN, o Campus EaD oferece o ProITEC, um curso que prepara o candidato para entrar no Instituto Federal. Esse é o único oferecido por um IF no país, e está disponível para todos os alunos de escola pública que apresentem interesse.
  • A prova interna é a forma de ingresso para os cursos técnicos subsequentes. Ela consiste em questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática, e de uma produção textual.
  • Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o método de seleção nacional padrão para o ingresso nos cursos de Graduação do Campus EaD, e das demais Universidades do país. A seleção é feita através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo Ministério da Educação, que usa a nota do ENEM como método de seleção.
  • A análise curricular é a forma de ingresso nos cursos de Pós-Graduação do Campus EaD. A seleção envolve um processo classificatório e eliminatório do qual poderão constar análise do currículo e do histórico acadêmico do candidato.
  • O sorteio é a forma de ingresso no Campus EaD para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Ele é feito presencialmente, de forma eletrônica, no prédio do Campus, de acordo com edital publicado.

Para conferir os Processos Seletivos que estão em andamento ou mesmo conferir informações dos processos concluí­dos, clique aqui.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre as modalidades de ensino disponíveis, clique aqui.