INCLUSÃO: Campus Natal – Zona Leste estuda acordo com Governo do RN. O objetivo é oferecer vagas de ensino superior para pessoas privadas de liberdade

Gestores do Campus Natal – Zona Leste se reuniram na última segunda-feira (10) com membros da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP/RN). O encontro aconteceu na sede da instituição e teve como objetivo o ajuste dos termos de cooperação entre o IFRN e a Secretaria.

O acordo de cooperação terá como propósito o fornecimento de 10 vagas no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental para pessoas privadas de liberdade do Presídio Estadual de Caicó e do Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró. Durante a reunião, houve a apresentação da estrutura do Campus, leitura do documento de parceria e do cronograma do curso.

Grupo de trabalho reunido para discutir os termos do acordo

Além dos membros da equipe do Campus Natal – Zona Leste, estiveram presentes o Secretário da SEAP, Pedro Florêncio Filho, e dirigentes das unidades prisionais envolvidas no projeto.

Pedro Florêncio Filho, titular da Seap

O titular da pasta de segurança pública elogiou a forma como o Campus do IFRN entende o papel das unidades de educação diante das necessidades educacionais do sistema carcerário do estado. “Os cidadãos podem fazer muita diferença nessa questão e ainda mais enquanto gestores. É muito bom ver a mentalidade encontrada aqui sobre o assunto além da experiência já existente nesse tipo de projeto”, afirmou.  

Para Edneide Bezerra, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN (UAB), a celebração desse acordo reflete a forma de entender o papel do campus na sociedade. “Enquanto instituição de ensino público, precisamos estar atentos a essa demanda que é de justiça social”, refletiu.

Após esse primeiro encontro, haverá a elaboração final do documento do acordo com a criação do plano de trabalho e o envio dos termos para o setor jurídico do IFRN. Após essa fase, o termo deverá ser assinado em solenidade e, por fim, será lançado o edital de seleção. O início das aulas está previsto para o começo de abril de 2020.