Sucesso na educação de jovens e adultos: evento marca a certificação de alunos do curso FIC em Operador de Computador

Evento marca o encerramento para a turma de 2023 e promove aula inaugural para este ano.

Cerimônia marcou a certificação de 19 estudantes. Foto: Caroline Vitorino.

Há quase um ano, compartilhamos a notícia sobre o início do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertado pelo Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN para alunos da Escola Municipal Professor Ulisses de Góis (EMPUG), como parte do Projeto EJA Integrada – EPT no instituto. Na noite de ontem, 10 de abril, o ciclo encerrou para esses estudantes e iniciou com a aula inaugural da turma de 2024.

O professor e coordenador do curso, Fábio Silva, destaca que a turma de 2023 registrou uma alta taxa de adesão e conclusão. Dos aproximadamente 25 alunos matriculados, 19 obtiveram a certificação. Entretanto, isso representa um desafio considerável. “Este é verdadeiramente um desafio no âmbito da educação de jovens e adultos. Procuramos, portanto, dinamizar ao máximo o processo de ensino-aprendizagem, contando com o apoio dos colegas da equipe e dos professores envolvidos. É um trabalho de motivação e diálogo constante para estimulá-los”, relata o coordenador.

Durante a cerimônia de entrega de certificados, Maria Sueli Gomes da Silva, 54 anos, aluna que concluiu o curso FIC em Operador de Computador, proferiu um discurso emocionado. Para Sueli, a conclusão desta etapa representa a realização de um desejo antigo. “Eu sempre passava por aqui (em frente ao IFRN) e pensava ‘quem me dera’. Hoje, posso dizer que sei operar um computador muito bem, aprendi lá no IF.”

A cerimônia contou com a apresentação do grupo de coral experimental do IFRN, o EntonaSons, discursos de alguns concluintes, do corpo de coordenação do projeto e do diretor geral do campus, professor José Roberto Santos, que entregou os certificados e deu as boas-vindas à nova turma. Além da presenta do diretor geral, o diretor acadêmico, professor Albérico Canário e a pedagoga do IFRN/ZL, Adilina Freire também estiveram no evento.

O início de um novo ciclo

Alunos participantes da aula inaugural da turma de 2024. Foto: Caroline Vitorino.

Os cursos FIC já existem no IFRN/ZL há bastante tempo, e, assim como a turma anterior, os estudantes terão um espaço de aprendizagem muito rico e proveitoso. O diretor acadêmico e professor, Albérico Canário, comenta sobre a parceria com as instituições de ensino municipais. “Essa parceria é sempre muito positiva, pois a realidade da escola municipal atualmente é de recursos tecnológicos limitados, enquanto aqui os alunos têm acesso ao mundo digital, aos nossos laboratórios, às oficinas de astronomia e de robótica. Portanto, pudemos proporcionar a eles uma aprendizagem além do conhecimento propedêutico, oferecendo um conhecimento mais prático e do mundo digital. Acredito que tenha sido uma experiência bastante exitosa.”

Uma mensagem transmitida pelos que concluem para os que iniciam essa jornada é expressa por Maria Sueli, que afirma: “Desejo que eles continuem, não desistam, pois no início eu também pensei que não conseguiria, cheguei a dizer que não iria. No entanto, tivemos professores muito qualificados, tanto lá quanto aqui, o que nos impulsionou e nos trouxe até aqui, com nosso diploma em mãos, graças a Deus e ao IFRN.”