Professor do Campus EaD participa do I Seminário de Ensino de Sociologia no próximo dia 18

O Núcleo Central Estruturante (NCE) de Sociologia, realiza, no dia 18 de setembro, o I Seminário de Ensino de Sociologia do IFRN: Relatos e experiências do fazer docente na educação profissional. O evento, que será realizado no Campus Canguaretama do IFRN, contará com a participação do professor do Campus EaD, Jose Roberto Oliveira dos Santos, que irá apresentar o trabalho intitulado O processo de socialização e a autobiografia, referente às experiências com o os alunos do 4º ano do curso Técnico em Agroecologia no Campus de Ipanguaçu.

O Seminário

O primeiro Seminário de Ensino de Sociologia do IFRN busca criar um espaço permanente dedicado a reflexões acadêmicas ligadas ao ensino de sociologia, com ênfase nas diferentes modalidades em que atuam os docentes dos institutos federais. Igualmente propõe discutir questões relacionadas à pesquisa e à extensão no âmbito das ciências sociais no IFRN.

No âmbito do ensino e em consonância com o Projeto Político Pedagógico do IFRN, o seminário busca subsídios para uma discussão sobre a disseminação e compartilhamento de metodologias e ferramentas que contribuam com a atuação do fazer docente na educação profissional. Bem como, avaliar o Plano de Trabalho para o Ensino Médio – PTDEM, em vigor no Instituto.

Articulado à dimensão do ensino, objetiva-se ainda promover e divulgar a pesquisa científica na área das Ciências Sociais por intermédio de ações como a criação de uma revista científica, de grupos de pesquisa e, principalmente, da incorporação dos estudantes do IFRN às áreas de investigação/atuação dos docentes. Através do estímulo à participação em diferentes etapas do trabalho de investigação científica e das ações de extensão, os jovens estudantes travam contato com a lógica da produção do conhecimento e da intervenção na comunidade externa.

Para conferir a programação completa, clique aqui.