Serviços de Informática

Serviços de Informática

Conheça os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação oferecidos pelo IFRN, saiba quais são os serviços ofertados e quem tem direito de usufruí-los.

Senha unificada

A segurança e a identidade dos usuários do IFRN são protegidas pela senha (chamada IFRN-id), por isso é importante mantê-la sempre segura e atualizada.

Esta senha é usada para todos os serviços de tecnologia da informação do IFRN, inclusive os listados abaixo.

Esqueceu sua senha ou ela expirou? Leia este tutorial que ensina a alterar suas senhas usadas no IFRN.

E-mails

  1. e-Mail corporativo – Serviço ofertado apenas para servidores do IFRN, é ofertado um e-mail corporativo com o formação usuario@ifrn.edu.br.
    1. WebMail – Se você quiser acessar teus e-Mails sem a necessidade de um software instalado, bastando ter um navegador web conectado à internet, oferecemos um WebMail (https://webmail.ifrn.edu.br) para todos os usuários de e-Mail corporativo.
  2. e-Mail acadêmico – Serviço ofertado a alunos e servidores do IFRN, é ofertado um e-mail corporativo com o formação usuario@academico.ifrn.edu.br. Esta conta é associada ao Microsoft Office 365, a qual lhe direito a:
    1. Armazenamento de 1TB na nuvem da Microsoft (One Drive);
    2. 5 licenças do Microsoft Office 365, a qual pode ser instalado em Windows, Mac OS X, Android, iOS e Windows Phone;
    3. 1 licença extra para usar diretamente no navegador;
    4. Comunicador Teams;
    5. Todos os demais serviços ofertados pela Microsoft no portal do Office 365 (https://portal.office.com);
    6. WebMail – Se você quiser acessar teus e-Mails sem a necessidade de um software instalado, bastando ter um navegador web conectado à internet, a Microsoft oferece o Outlook 365 (http://outlook.office365.com/) para todos os usuários com um e-Mail acadêmico.
  3. e-Mail escolar – Serviço ofertado a alunos e servidores do IFRN, é ofertado um e-mail corporativo com o formação usuario@escolar.ifrn.edu.br. Esta conta é associada ao Google Escolar, uma vez que o usuário crie um e-Mail escolar ganha uma conta no Google, a qual lhe dá direito a:
    1. Armazenamento ilimitado na nuvem da Google (Google Drive);
    2. Criação ilimitada salas na Google Salas de Aula;
    3. Outros serviços do Google associadas a esta conta do escolar;
    4. WebMail – Se você quiser acessar teus e-Mails sem a necessidade de um software instalado, bastando ter um navegador web conectado à internet, a Google oferece o GMail (https://gmail.com) para todos os usuários com um e-Mail escolar.
  4. Lista de e-Mails – Setores e eventos oficiais do IFRN podem solicitar via SUAP a criação de um e-mails para o setor ou evento.

Tecnologias da comunicação

  1. Wi-Fi  – O IFRN oferece 3 redes Wi-Fi para a comunidade (Saiba mais):
    1. wIFRN-Corp – Rede corporativa oferecida para o professores, técnicos e prestadores de serviços do IFRN;
    2. eduroam – Rede mundial oferecida a todos os usuários (alunos e servidores) das instituições de ensino credenciadas. Como o IFRN é credenciado nossos alunos e servidores podem, usando o IFRN-id, acessar as redes Wi-Fi de todas as instituições parceiras no Brasil e no Mundo.
    3. wIFRN-Visitantes – Para quem não é da comunidade acadêmica (alunos, professores e técnicos) o IFRN oferece em todos seus campi uma rede para visitantes, em observação a legislação vigente no Brasil, para ter acesso a esta rede é necessário primeiro realizar um cadastro na portaria do Campus, esta autorização durará até as 23:59 do dia em que foi realizado o cadastro.
  2. Servidor de arquivos na rede – asdf
  3. Internet – adsf
  4. Rede cabeada – asfd
  5. VPN – Trabalho remoto

SUAP

  1. SUAP Web – O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) foi criado pela equipe de desenvolvimento da Coordenação de Sistemas de Informação (COSINF) da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI) do IFRN para a gestão dos processos administrativos e acadêmicos deste Instituto Federal. Saiba mais.
  2. SUAP Mobile – Para facilitar o uso do SUAP em dispositivos móveis foi criado o Aplicativo para acessar o SUAP do smartphone. Saiba mais.
  3. SUAP Terminais – Para viabilizar a autenticação biométrica foi construído o SUAP terminais, o qual cumpre com 3 objetivos:
    1. Ponto biométrico – registra os horários de entrada e saída dos servidores e depois sincroniza com o SUAP.
    2. Refeitório – registra quais alunos usufruíram dos serviços do refeitório.
    3. Chaves – registra quais servidores ou prestadores de serviços pegaram as chaves nas recepções e portarias.

Convênios de software

  1. Autodesk para Educação – Programa acadêmico da Autodesk, que fornece um conjunto de ferramentas para Desenho e CAD para Servidores e Alunos
  2. Microsoft Imagine – Conjunto de softwares da Microsoft para uso por Professores e Alunos
  3. Microsoft Office 365 – Aplicativos da suite Office para uso por Servidores e Alunos

Biblioteca e acervos digitais

  1. Acervo digital – Possuímos uma série de bibliotecas virtuais que complementam, de maneira prática, o estudo dos nossos alunos. O acervo é constituído de documentos digitais em diversos formatos como: livros, artigos, teses, dissertações, dentre outros. Entre os convênios de acervos ofertados podemos destacar estão o Scielo, Periódicos Capes e Ebrary. Conheça mais sobre nossos acervos digitais.
  2. SIABI – As bibliotecas do IFRN mantém um cadastro de acervo único no sistema SIABI. Os alunos e servidores do IFRN podem usá-lo para pesquisa e renovação nas dependências das bibliotecas ou na web em https://siabi.ifrn.edu.br.

Comunicação por voz e vídeo

  1. Vídeo conferência – Usando servidores e equipamentos de comunicação Polycom, o IFRN oferta em suas instalações comunicação por voz e vídeo a toda a comunidade acadêmica do IFRN. Como o protocolo usado é h.323, é possível comunicar-se com instituições de todo o mundo, desde que a instituição tenha meios de usar este protocolo.
    1. Caso o usuário não queira deixar sua sala para participar de uma vídeo conferência, é possível usar o software RealPresence, disponível para Windows, Mac, Android e iOS, com este software, usando o computador ou o próprio smartphone é possível participar das vídeos conferências sem estar em uma sala com equipamento dedicado de vídeo conferência. É bastante útil quando se está em viagem ou apenas uma ou duas pessoas do campus vão participar da vídeo conferência.
  2. Web conferência – Em parceria com a RNP o IFRN oferece a tecnologia de web conferência. Com ela, a comunidade acadêmica pode participar de reuniões de qualquer lugar do mundo, sem ter que instalar nada, usando um navegador web com flash instalado, disponível em https://conferenciaweb.rnp.br.
    1. Cada campus do IFRN tem sua própria sala virtual. Contacte teu Campus.
  3. Skype for Business – Aplicativo de vídeo conferência da Microsoft, disponível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS.
  4. Telefonia VoIP – A tecnologia VoIP possibilita comunicação por voz usando a internet, o que fornece comunicação digital barata e integrada a todos os setores do IFRN.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

  1. Moodle – Todos os professores do IFRN podem solicitar a criação de uma em ambiente virtual de aprendizagem, construído sobre o Moodle, para oferta de suas aulas a distância ou como complemento às suas aulas presenciais.
  2. Sala de aulas do Google (Google Classroom) – Todos os servidores do IFRN (docentes e técnicos administrativos) podem criar infinitas salas para complemento às suas aulas presenciais.
  3. Portal docentes – Todos os professores podem criar uma página no portal dos docentes para que os alunos possam conhecer os professores e manterem contato com seus professores. Não é um exatamente um ambiente virtual de aprendizagem, funciona como uma página de apresentação e repositório de arquivos.
  4. Materiais de Aula do SUAP – Todos os professores podem enviar para o SUAP o material de aula a ser compartilhado com seus alunos. Não é um exatamente um ambiente virtual de aprendizagem, funciona como um repositório de arquivos.

Hospedagem

  1. Portal institucional – Canal oficial para que os servidores (docentes e técnicos administrativos) possam publicar informações como a comunidade em geral. Todo campus tem sua própria página, a qual dividida em sub-páginas conforme decidido pela gestão de cada campus.
  2. Hospedagem de servidor virtual – Para o caso de algum professor necessitar hospedar alguma máquina para viabilizar ação de ensino, pesquisa, inovação ou extensão.
  3. Hospedagem de Sites Web – Para o caso de algum professor necessitar hospedar alguma máquina para viabilizar ação de ensino, pesquisa, inovação ou extensão.

Segurança institucional

  1. Nosso campi são protegidos por segurança de câmeras IP.
  2. Os acessos aos recursos computacionais são feitos mediante identificação autenticada dos usuários.
  3. Dados suporte aos gestores que necessitam de tokens e certificados digitais para a assinatura de documentos digitais, que além de prover mais segurança aos documentos digitais ainda ajuda a reduzir os custos com impressão e reduz a pegada ambiental deixada por nossos campi.

Equipamentos de TI

  1. Laboratórios de informática – O Campus EaD oferece na sede do Campus 3 laboratórios de informática, cada um equipado com 31 máquinas para aulas, sistema de som ambiente, sistema de projeção e com ar condicionado. Todas as máquinas com licenças do Microsoft Windows, Microsoft Office 2016 e Debian Linux.
    1. Além disso, oferece os laboratórios de informática dos polos parceiros.
  2. Computadores administrativos – Além dos computadores fornecidos nos laboratórios de informática, os setores administrativos e os serviços de tecnologia da informação e comunicação são assistidos por um conjunto de co
  3. Impressora / Scanner – Nossos setores administrativos são assistidos por computadores e scanners coletivos para otimização dos recursos.
    1. Impressora braile –
    2. Impressora de DVD –
    3. Impressora Plotter –

Monitoramento dos serviços web

O Campus disponibiliza uma página onde dá transparência deste monitoramento. Vocês podem conferir quais serviços estão online e por quanto tempos estiveram disponíveis visitando a página “Monitoramento do ZL/IFRN“.