Projeto “Reitoria no Campus” reúne servidores e alunos do Campus EaD

Com o tema “Avanços, desafios e perspectivas institucionais”, o Campus EaD recebeu, na última quinta-feira (30), o projeto Reitoria no Campus. O encontro, dividido em três momentos, teve como objetivo discutir e analisar os avanços e desafios para os próximos anos da atual gestão do IFRN.

Na primeira reunião, que contou com a participação do Reitor, Pró-reitores, Chefes de Setor, Assessores e Diretores Sistêmicos, apresentou-se o desenvolvimento do Campus EaD e as dificuldades que ainda estão sendo superadas. De acordo com os dados expostos, o Campus registrou um aumento no número de alunos em 2017, chegando a contar com cerca de 4.800 alunos ativos.

As principais dificuldades levantadas foram relativas à estrutura tecnológica e sua manutenção. O uso mais frequente do canal do Youtube IFRN EaD COTIC para aulas e reuniões de assuntos relacionados ao ensino à distância foi uma das soluções propostas, além do Computador Digital, outra solução que segue em fase de testes. A ideia é que em qualquer equipamento, seja ele novo ou antigo, o aluno possa acessar os softwares de necessidade a partir do servidor geral, sem que haja interferência no armazenamento e na velocidade da máquina de uso. A intenção principal é disponibilizar o maior número de plataformas para que o aluno não dependa somente de um canal para estudar.

Após a apresentação, Pró-reitores e Diretores Sistêmicos foram divididos por sala para discutir pautas específicas de seus setores com os pares de suas pastas, enquanto o Reitor junto com o Diretor-geral do Campus EaD ouviam as demandas dos alunos presentes. No terceiro e último momento, todos os participantes do projeto se encontraram no Auditório do Campus EaD para analisar as questões de cada setor em conjunto.

Foto: ASCOM/EaD

Sobre o projeto “Reitoria no Campus”

O projeto, que começou na segunda gestão do ex-reitor Belchior Oliveira Rocha, era chamado de ‘Gabinete Itinerante’ e funcionava de forma mais reduzida. A equipe era composta pelo Reitor, Assessor de Suporte Organizacional, o professor Francisco das Chagas de Mariz Fernandes, e Maria Auxiliadora, então Chefe de Gabinete. Eventualmente, quando solicitados, participavam também o Pró-reitor de Planejamento ou algum outro Pró-reitor.

Atualmente, o programa foi ampliado e também participam os Pró-reitores e Diretores Sistêmicos de cada Campus, juntamente com seus pares de pastas. A intenção é tratar dos avanços ao longo dos anos, os desafios a superar e quais são as perspectivas possíveis para isso.

Até o dia 25 de outubro, a expectativa é de que pelo menos 15 campi tenham sido visitados.

Confira o calendário de visitas completo:

AGOSTO

Dia 29 – Campus São Gonçalo do Amarante (matutino) e Campus Ceará-Mirim (vespertino)

Dia 30 – Campus EAD (matutino) e Campus Natal-Zona Norte (vespertino)

SETEMBRO

Dia 04 – Campus Avançado Lajes (matutino) e Campus São Paulo do Potengi (vespertino)

Dia 05 – Campus Natal-Cidade Alta (matutino) e Campus Parnamirim (vespertino)

Dia 18 – Campus João Câmara (vespertino)

Dia 19 – Campus Ipanguaçu (vespertino)

Dia 20 – Campus Mossoró (matutino)

Dia 25 – Campus Currais Novos  (vespertino)

Dia 26 – Campus Santa Cruz (matutino e vespertino)