IV SEMEAD: Minicursos abordam o uso de aplicativos e jogos interativos para a produção de materiais didáticos digitais
16 de maio de 2019
Durante o primeiro dia da quarta edição do SEMEAD, três minicursos foram ministrados: “Produção de material didático para EaD”, com o professor Thiago Medeiros Barros; “O uso do PowerPoint na produção de videoaulas”, com o professor Everton Fagner Costa de Almeida; e “Produção de Jogos Educacionais”, com o professor Erick Bergamini da Silva Lima.
Nesta edição, o Semead teve mais de 500 inscrições, entrando para a história do evento. O minicurso “O uso de PowerPoint na produção de videoaulas” foi o primeiro a atingir o número de vagas, motivo de orgulho e realização para o professor Everton, ministrante. “Dar a possibilidade de produzir videoaulas de qualidade utilizando uma ferramenta que você já usa é excepcional. Acredito que foi isso que chamou a atenção dos participantes e fico muito feliz em ter essa alta procura pelo minicurso”, ressalta.
O minicurso “Produção de material didático para EaD”, por sua vez, teve o objetivo de mostrar, de forma geral, como foi feita a produção de material didático em parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério de Ciência e Tecnologia. A complexidade da produção se dá também por conta da produção de material acessível, disponível para os deficientes visuais e auditivos. Para o professor Thiago, ministrante do minicurso, a quantidade de inscritos no Semead reflete a importância da educação a distância “o Instituto Federal é uma referência de educação a distância no Brasil, porque a gente tem aqui pessoas de outros estados que vêm atrás desse conhecimento que o IFRN tem a disponibilizar”.
Unindo o universo dos jogos com a educação, o professor Erick apresentou no minicurso “Produção de jogos educacionais” como outros professores podem, com pouco conhecimento em internet, criar um jogo educacional que transmita o conteúdo desejado. Para ele, “trazer esse conteúdo de jogos para o dia-a-dia da escola é algo muito valoroso. Já existem vários artigos publicados confirmando a existência de um método construtivista para poder fazer com que o aluno se interesse pelas disciplinas utilizando os jogos educacionais”, explica.