MÍDIAS NA EAD: docentes do Campus Natal – Zona Leste discutem o uso pedagógico da tecnologia com professores das redes estadual e municipal

Reunião entre professores do Campus Natal – Zona Leste e docentes das redes estadual e municipal de educação

Um projeto de pesquisa do Campus Natal – Zona Leste reuniu mais de 50 professores das redes estadual e municipal de educação para discutir o uso da tecnologia no ensino público. O evento, cujo objetivo foi capacitar os docentes para o uso consciente das novas mídias em sala-de-aula, aconteceu na última sexta-feira (13) no prédio principal da instituição.

A discussão foi amparada no documentário A Província Moderna, que reconstitui alguns traços da cidade de Natal nas três primeiras décadas do século XX. Depois da sua exibição, os professores discutiram temas como produção, roteiro e a sua adequação para o uso pedagógico. “A utilização desse gênero favorece as atividades em sala de aula, tendo em vista que se manifesta em um texto multimidiático e multimodal, incorporando diferentes mídias e diferentes modalidades de linguagem”, avalia Ivoneide Bezerra, uma das idealizadoras do evento.

Professora Ivoneide Bezerra, uma das coordenadores do projeto Letramento na Formação de Professores de Língua Portuguesa e Matemática

O trabalho visa também ampliar os laços de atuação do Instituto. A professora Ana Beatriz Câmara, que atua na assessoria pedagógica do projeto, avalia a importância da presença do Campus Natal – Zona Leste como instituição fomentadora desta ação: “o IFRN é a nossa base nisso tudo. Ele fornece tanto a estrutura física quanto seu corpo docente e, assim, podemos manter um diálogo com o nosso público externo, melhorando a qualidade de vida da nossa comunidade”, relata.

Sobre o projeto de pesquisa

As atividades realizadas no seminário fazem parte do Projeto de Letramento na Formação de Professores de Língua Portuguesa e Matemática, coordenado pelas professoras Ivoneide Bezerra, Marília Silveira e Helenice Lopes. Ele foi criado em 2018, mas é um desdobramento de outra iniciativa do Campus, o Projeto de Letramento: formação e empoderamento do docente. O objetivo, como o próprio nome diz, é o empoderamento do professor, visando a ampliação dos saberes necessários no processo de formação continuada e também para o saber fazer em sala de aula.

Sobre o documentário

Confira abaixo o teaser do documentário A Província Moderna, exibido durante o evento. O material foi dirigido pelos professores Artemilson Lima (IFRN) e Raimundo Arrais (UFRN):

Teaser de “A Província Moderna” (Artemilson Lima e Raimundo Arrais)