Especialização em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos

O curso de Especialização em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos modalidade à distância tem como objetivo ofertar curso de especialização para docentes e gestores na perspectiva de uma formação continuada de profissionais que atuam na prática curricular e pedagógica da Educação Profissional presencial e à distância, articulada à Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, estadual e municipal por meio da formação continuada de gestores, professores, tutores da EaD e técnicos educacionais.

Coordenadora: Thalita Cunha Motta
Contato:

O profissional egresso do curso deverá ser capaz de:

  • Planejar e executar aulas na educação profissional integrada à EJA, de acordo com bases teóricas e técnicas, utilizando metodologias adequadas para o público-alvo, zelando pela aprendizagem dos estudantes a partir da aplicação de processos, métodos e técnicas de avaliação da aprendizagem;
  • Elaborar, aplicar e avaliar projetos pedagógicos específicos para educação profissional integrada à EJA;
  • Planejar, aplicar e avaliar planos de ação para coordenação pedagógica da educação profissional integrada à EJA, gerenciando processos de inovação pedagógica, a partir de boas práticas da gestão educacional em sala de aula;
  • Promover projetos educacionais e curriculares de formação profissional integrada à EJA, bem como avaliar propostas de formação, para atualização pedagógica e técnica de formação;
  • Planejar, aplicar e avaliar propostas pedagógicas, materiais didáticos, utilizando tecnologias educacionais para a Educação Profissional aplicada à EJA e EaD, direcionadas ao público de jovens, adultos e idosos
  • Gerenciar práticas e projetos pedagógicos em EaD para a formação profissional integrada à EJA;
  • Elaborar, aplicar, gerenciar e avaliar projetos curriculares e pedagógicos com aplicação de tecnologias educacionais de informação e comunicação a serem aplicadas à educação profissional integrada à EJA;
  • Gerenciar, monitorar, controlar e avaliar os resultados esperados para os cursos de educação profissional integrado à EJA.

Os Quadros 4 e 5 deste documento apresenta a estrutura física necessária ao funcionamento do O curso de Especialização em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos modalidade à distância.

O público-alvo ao qual este curso se destina são profissionais que atuam nas redespúblicas de educação federal, estadual e municipal, que ofertam EJA ou PROEJA, no caso, docentes, tutores, instrutores, gestores (secretários, gerentes, diretores, pró-reitores, diretores de ensino e coordenadores de cursos, pedagogos, e técnicos em assuntos educacionais).
O preenchimento das vagas estipuladas será definido em edital, a ser publicado, que estipulará o número de vagas, os critérios de seleção, dentre outros itens relativos ao processo seletivo.

Serão desenvolvidos dois itinerários de formação para especialistas, sendo estes, constituídos por grupo de módulos.
Cada Módulo e/ou grupo de módulos, de acordo com suas naturezas de formação e do perfil final a ser alcançado, serão certificados, desde que cumpridas todas as atividades propostas, que serão apresentadas de forma a agregar as aprendizagens desenvolvidas nas disciplinas, com vistas a integralização de saberes, habilidades e conteúdos ministrados.
As atividades avaliativas finais dos módulos serão desenvolvidas de maneira interdisciplinar, a partir dos registros de práticas, relatórios das atividades desenvolvidas nas escolas ou salas de aula, relato de experiências, painel, produção de material didático e portfólio.
O curso está organizado em 04 módulos, temáticos conforme quadros 1 e 2. A carga horária total do curso é de 480 horas (640 h/aulas), sendo 450 horas (600 h/aulas) destinadas às disciplinas e 30 horas (40 h/aulas) a um trabalho de conclusão do curso. A carga horária prevista contempla, também, os estudos realizados à distância através da plataforma utilizada como meio de interação entre alunos, professores e tutores à distância [quando houver demanda conveniada que justifique]; e encontros presenciais, destinados à aula inaugural do curso, avaliações presenciais e apresentação de TCC. O Quadro 1 e 2 descrevem as matrizes do curso e o Anexo I apresenta as ementas e programas das disciplinas.

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