Cartas pedagógicas: atividade desafia alunos do curso Formação Pedagógica para graduados não licenciados

Ler textos e realizar tarefas faz parte do cotidiano do estudante. Recentemente, os alunos do curso Formação Pedagógica para graduados não licenciados do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN passaram por um desafio interessante: escrever uma carta direcionada a um colega, professor(a) ou gestor(a) que atua na EJA ou PROEJA, mas partindo da leitura do livro Pedagogia da autonomia, do educador brasileiro Paulo Freire.  Na carta, os participantes deveriam expor suas reflexões sobre a teoria Freireana e relatar experiências pessoais.

Marilucy Ferreira (40), integrante da turma, relata que foi uma experiência enriquecedora. “Fui para muitos lugares dentro de mim, relacionados a minha formação e atuação”, enfatizou ela. Em sua carta para Eduardo, um amigo, somos tomamos pela delicadeza poética com a qual ela visita e nos faz viajar por suas memórias. Nela, seja pela explicação da escolha de pintar a carta de lilás ou pelas citações do livro trazidas a seu texto, Marilucy também nos atravessa fazendo com que sintamos a carta em sua inteireza, como se ela tivesse sido escrita para todos nós.

A Carta

A atividade foi desenvolvida para a disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Edneide Bezerra. Em conversa, Marilucy permitiu que a carta fosse compartilhada. O texto está abaixo e a leitura é enriquecedora.