Nota Informativa: atualização sobre problemas de migração do Moodle
27 de março de 2024
A fim de atualizar os usuários do ambiente virtual de aprendizagem utilizado em nossa instituição, o Moodle, sobre os problemas enfrentados na última semana, a Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN (DEAD/IFRN-ZL) informa que está em constante contato com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para acompanhar o serviço oferecido e resolver os problemas ocorridos após a migração que ocasionou a instabilidade do sistema.
Conforme descrito no item 3.4 do recente relatório enviado pela RNP, infelizmente, ocorreu a perda de dados de maneira definitiva de 1.231 arquivos inseridos após o período de migração para a infraestrutura em nuvem da RNP. Durante a análise do problema, foi informado que não havia backup sendo feito dos arquivos do nosso ambiente. As causas desse problema estão sendo investigadas.
Como encaminhamentos, será necessária uma ação de restabelecimento/reenvio dos arquivos. Para auxiliar nesse processo, a DEAD compartilhará com os servidores envolvidos uma lista produzida pela RNP com informações dos usuários e cursos associados aos arquivos que não puderam ser recuperados. A RNP disponibilizará um canal direto para todos os usuários afetados, visando atendê-los e auxiliá-los de forma exclusiva nesse processo de reinserção de arquivos, com o objetivo de minimizar o esforço desses usuários, através do e-mail atendimento.ifrn@rnp.br.
A direção da DEAD reforça que compreende os transtornos causados aos usuários e que considera inaceitável a perda de dados, evento jamais testemunhado nos quase 20 anos em que o IFRN disponibiliza o serviço Moodle. A diretoria seguirá em contato com a RNP para obter informações sobre os motivos e garantir a definição das responsabilidades pelo incidente.
Reforçamos que nenhum estudante ou professor será prejudicado com prazos e avaliação de atividades estabelecidos durante o período do incidente.
A Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais agradece a compreensão e colaboração de todos enquanto atua para resolver a situação com agilidade.