Campus marca presença no V Simpósio de Educação do IFRN

O evento ocorreu de 21 a 23 de maio e reuniu mais de 1.500 participantes

Durante a última semana, servidores do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN participaram do V Simpósio de Educação, promovido pelo Observatório da Educação Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O evento ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de maio no Hotel Holiday Inn, em Natal. Na edição de 2024, “Educação, Transformação Social e Relações de Trabalho” foi o tema do simpósio, que contou com palestras, oficinas, mostras, minicursos e atividades artísticas.

A conferência visa promover a instituição e as ações que nela ocorrem, além de ser um espaço essencial para o debate de temas contemporâneos na educação, como inclusão, acessibilidade e mudanças na sociedade. Esta é a segunda vez, em cinco edições, que o Simpósio de Educação do IFRN acontece no formato presencial. O diretor geral do IFRN/ZL, José Roberto Santos, esteve no evento e destacou como a temática discutida foi importante para o ambiente de trabalho e para o campo educacional. “Foi um momento formativo de compartilhamento de ideias e aprendizado”, comenta José Roberto.

Tradução do evento para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Jean Dias, Intérprete de Libras

Durante o Simpósio, o intérprete de Libras do Campus Zona Leste, Jean Dias, participou – a convite da organização – da equipe que traduziu o evento, garantindo uma programação acessível. “Estou envolvido diretamente na questão da acessibilidade linguística e comunicacional das pessoas surdas. Todo e qualquer evento, não importa o porte, necessita pensar e repensar nas questões acessíveis para todos. Fico imensamente realizado quando participo de encontros que respeitam as pessoas com deficiências”, relata Jean.

Participação na Mostra de Boas Ações e ministrando minicurso inovador

Outros servidores do campus também estiveram no evento. Subiram ao palco na quarta-feira (22), para expor algumas iniciativas desenvolvidas no IFRN/ZL na Mostra de Boas Ações, os professores Wagner de Oliveira, Abigail da Silva e Cláudia Parente. Na ocasião, falaram sobre experiências de ensino, pesquisa, extensão e gestão, como o projeto de gestão da integração do Moodle (ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição) com o Suap, o projeto de ensino focado na formação de professores, o projeto de pesquisa na área da educação prisional e o projeto de extensão voltado para (multi)letramentos e metodologias ativas na escola. Para o professor Wagner, “o V Simpósio de Educação do IFRN foi um marco na discussão sobre educação como prática social transformadora”.

Thiago Medeiros, professor do IFRN – Zona Leste

A fim de contribuir com as discussões globais sobre os avanços tecnológicos e trazê-las para a perspectiva da educação a distância (EaD), modalidade de ensino ofertada pelo IFRN/ZL, o professor Thiago Medeiros ministrou o minicurso “Transformando a Educação com Inteligência Artificial: Desvendando o Potencial do ChatGPT no Ensino e Gestão”. Durante o curso de curta duração, o professor destaca ter vivenciado uma experiência interessante ao perceber o público engajado na temática que desperta tantas dúvidas. Ainda em 2024, Thiago Medeiros levará o tema para o VI Seminário Internacional de Educação a Distância (Semead) do IFRN, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro no formato híbrido, com programação online e presencial.

Cobertura do evento e entrevista exclusiva com Lázaro Ramos para o IFRN em pauta

Nos três dias de programação, a equipe do IFRN em pauta, programa produzido pelo Campus Avançado Natal – Zona Leste e exibido na TV Universitária da UFRN, esteve à frente da cobertura do evento para o telejornal. Entre os entrevistados para a edição está o artista e escritor Lázaro Ramos, que participou do simpósio como palestrante. Na noite de hoje (29), a partir das 18 horas, a edição com detalhes do que aconteceu no V Simpósio de Educação do IFRN vai ao ar e pode ser assistida também através do canal do IFRN/ZL no YouTube.