Fortalecimento da educação a distância: UAB/IFRN visita nove polos de apoio presencial no estado

Visitas tiveram o objetivo de fortalecer o diálogo com os polos e garantir a qualidade do ensino nos cursos ofertados em EaD pelo instituto federal.

Em 29 de fevereiro, a coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) iniciou o período de visitas técnicas aos polos de apoio presencial dos cursos ofertados na modalidade de educação a distância (EaD), nos níveis de Graduação e Especialização, do IFRN, por meio do Campus Avançado Natal – Zona Leste. Ao todo, nove instituições já foram visitadas, e há previsão para outros sete polos receberem a UAB nos próximos meses.

O planejamento das visitas foi motivado pelo lançamento dos novos cursos que serão ofertados a partir do segundo semestre letivo do corrente ano. A coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil no IFRN e presidente do Fórum Nacional da UAB (ForUAB), Edneide Bezerra, e a mediadora dos polos UAB/IFRN, Miriam Araújo, destacam que o objetivo é conhecer a infraestrutura e o planejamento de atividades para as novas ofertas e para os cursos que já estão em andamento, além de estreitar a comunicação com as equipes desses polos e compreender suas demandas e necessidades específicas in loco.

O grupo de polos que já recepcionou a equipe de coordenação até o momento inclui Luís Gomes, Lajes, Marcelino Vieira, São Gonçalo, Natal, Nazaré, Parnamirim, Canguaretama, Parelhas e Currais Novos. Em algumas dessas visitas, como em Lajes e Luís Gomes, as professoras Edneide e Miriam se encontraram também com o secretário da Educação dos respectivos municípios para discutir a importância da EaD para a região e solicitar apoio para a estrutura dos polos. Os próximos centros a receberem a equipe da UAB serão Caraúbas, João Câmara, Guamaré, Apodi, Mossoró e Martins.

Sobre o resultado dessas visitas, a mediadora Miriam Araújo comenta que, apesar de a estrutura dos polos municipais e institucionais ser bem organizada, e do planejamento das atividades pedagógicas que levam o estudante ao polo, há sempre possibilidades de aperfeiçoamento para tornar esses espaços cada vez mais ativos. “O nosso objetivo é realizar ações que (re)construam o sentimento de pertencimento àquele espaço no estudante da modalidade EaD”, destaca Miriam.

Sobre a Universidade Aberta do Brasil no IFRN

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, integrado por universidades públicas. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Campus Avançado Natal – Zona Leste é responsável pela oferta desses cursos EaD.