Educação que transforma: Mulheres Mil realiza Feirinha de Negócios no IFRN/ZL

“Educação que inclui, empodera e gera oportunidades para o público feminino”. Foi assim que o Diretor Geral do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, José Roberto Santos, definiu o programa Mulheres Mil, que realizou na última quarta-feira (26) o trabalho de finalização do curso de Administração ofertado nesta edição do programa. Ao todo, 22 alunas foram contempladas pelo projeto e tiveram suas vidas transformadas nos últimos três meses.

Essa foi a primeira vez que o Campus IFRN/ZL participou do programa Mulheres Mil ofertando o curso de Administração com atividades presenciais. Apesar do sucesso, a professora Karla Lima explica que houve muitas dificuldades na construção e implementação do projeto, destacando a realidade de cada estudante. “A gente teve muita sorte de ter alunas tão comprometidas”, disse a professora, orgulhosa por perceber a afirmação tátil de que a educação é uma das únicas maneiras de empoderar as mulheres.

Com o intuito de aproximar as alunas da realidade prática do mercado, a turma realizou a simulação Feirinha de Negócios, que possibilitou aplicar toda a teoria vista no curso em ação. O evento foi marcado pelo sentimento de superação e realização, tanto no lado discente quanto no docente. A estudante Maria do Socorro comenta que “a experiência foi espetacular e gratificante, o projeto foi difícil, mas eu empurrei, empurrei e deu certo”.

Sobre o Mulheres Mil

A experiência piloto do Mulheres Mil surgiu no Campus Natal – Central do IFRN, durante o ano de 2007. O projeto contou com a parceria da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA/ACDI) e a Associação dos Colleges Comunitários do Canadá (ACCC) para realizar um curso de camareiras destinado às mães dos meninos participantes do Projeto Fraldinha – no qual crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica têm a oportunidade de praticar futebol de campo aos finais de semana nas dependências do instituto.

No primeiro momento, mil mulheres foram alcançadas pela iniciativa, o que deu nome ao programa, que é sustentado pelos pilares da educação, cidadania e desenvolvimento sustentável. No início, o Mulheres Mil era oferecido apenas nos Institutos Federais das regiões Norte e Nordeste. Foi em 2011 que passou a ser ofertado em todas as regiões do Brasil. Com a metodologia “acesso, permanência e êxito”, o programa ofertou cursos de formação inicial e continuada e qualificação profissional às mulheres em situação de vulnerabilidade social. A assessora pedagógica do IFRN, Rita de Cássia, explica que essa metodologia tem como objetivo trabalhar com o público feminino a promoção da igualdade de gênero, a inclusão social e produtiva, além do acesso à educação como direito delas.

Após oito anos de interrupção, o projeto retorna abrindo portas para mulheres em vulnerabilidade social e ampliando as ofertas voltadas para coletivos como a comunidade transgênero e/ou travesti, potencializando e engajando o público feminino na formação acadêmica.

Próxima edição

A próxima turma do Campus Avançado Natal – Zona Leste está prevista para começar em agosto com inscrições em julho. Mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, com idade mínima de 18 anos, escolaridade de nível fundamental, mesmo que incompleto, e preferencialmente residentes em Natal podem participar do programa.

Em breve, mais informações serão divulgadas nos canais de informação do campus.